Notícias
 
Escola Mesquita e CUT são homenageadas na ALERGS
Por conta dos aniversários de 50 e 30 anos, respectivamente, Escola Mesquita e CUT foram lembradas pela história que ambas entidades tem na formação e organização da Classe Trabalhadora
02/10/2013


Aniversários de 50 anos da Escola Mesquita e 30 anos da CUT foram lembradas pelo parlamento gaúcho


No Grande Expediente da sessão plenária desta quarta-feira, 02, o deputado Adão Villaverde (PT) – proponente da homenagem - registrou os 50 anos da Escola Técnica Mesquita e os 30 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT). “Esta homenagem é, antes de tudo, uma consideração respeitosa à história dessas duas instituições que tiveram e têm até hoje grande afinidade e importância para a sociedade gaúcha”, disse o parlamentar. Ele destacou que as duas entidades vêm oportunizando aos metalúrgicos da Região Metropolitana e a seus filhos o aprendizado gratuito de uma profissão e que a escola, fundada em 15 de fevereiro de 1963, tornou-se um espaço de formação e educação dirigida à comunidade metalúrgica, em particular, e extensivo à comunidade em geral. “Foi idealizada visando a qualificação profissional, a cultura e o aprendizado pessoal, a valorização do ser humano com princípios fundamentados na crença em que educar e acreditar nos trabalhadores metalúrgicos é um investimento imensurável”, disse.

Villaverde observou que hoje a população desfruta de um país democrático de direito com liberdade para manifestações, reuniões e organizações dos trabalhadores, diferente da época em que a escola nasceu. “Depois de um largo período de combate e resistência à ditadura, no final dos anos 70, amplia-se a luta pela anistia”, relatou o deputado. “O movimento dos trabalhadores vai à luta as ruas, o movimento popular luta contra a carestia e a redemocratização do país ganha dimensão nacional e internacional”, continuou. Mais adiante, em 1983, surgiu a Central Única dos Trabalhadores (CUT), herdando, conforme o deputado, o melhor das tradições de lutas sociais do Brasil na construção da independência, da autonomia de classe e da unidade dos trabalhadores. Para Villaverde, a CUT teve um papel fundamental na redemocratização do país nos anos 80, tendo sido decisiva na alteração das relações entre sociedade e Estado, “principalmente no que concerne à firmeza com que combateu a política econômica e salarial do período militar e lutou pela democracia”.

De acordo com Villaverde, a instituição da CUT, há 30 anos, se reveste de uma importância fundamental na trajetória contemporânea da democracia brasileira e, por decorrência, da própria história recente do Brasil. O momento, segundo ele, serve para reverenciar uma história de homens e mulheres construída por muitas mãos e paixão humana, que ousaram expandir suas lutas para além dos muros de suas fábricas e locais de trabalho, abraçando a bandeira da solidariedade, da fraternidade e da busca de uma sociedade mais justa. "Mesmo diante das adversidades no passado, a Escola Técnica Mesquita e a CUT mantiveram suas tradições em prol da educação e dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Estes são grandes legados que mostram como ambas contribuíram e contribuem muito fortemente para a reconstrução e aprofundamemento da democracia, ainda em curso no nosso país”, disse.

Entre os parlamentares que se manifestaram destacando a história e a trajetória de sucessos da Escola Mesquita e da CUT, estava o deputado Nelsinho Metalúrgico, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas.

Ao término do discurso, foram entregues medalhas da 53ª Legislatura às entidades, que foram representadas pelo diretor Jurandir Damin e Claudir Nespolo, ambos metalúrgicos de Porto Alegre. Também estavam presentes dirigentes sindicais metalúrgicos de Canoas, São Leopoldo e de Porto Alegre, entre os quais o presidente Lirio Segalla, o vice-presidente Marcos Muller, o 1° tesoureiro Alceu Siqueira e, representando a Federação dos Metalúrgicos, o dirigente sindical Ademir Bueno. Por fim, também estavam presentes alguns coordenadores, educadores e um grupo de aproximadamente 30 jovens aprendizes da Escola Mesquita.

 

 


Por Geraldo Muzykant, com informações da Agência de Notícias da AL/RS e do deputado estadual Adão Villaverde, e fotos de Jean Lazarotto

 

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia