Notícias
 
CUT é homenageada na Câmara de Vereadores de Porto Alegre
Militantes metalúrgicos estiveram presentes, prestigiando a homenagem
23/09/2013




A Câmara Municipal de Porto Alegre dedicou o período destinado às Comunicações, durante a sessão ordinária desta segunda-feira, 23, para prestar homenagem aos 30 anos de fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Proponente da homenagem, o vereador Mauro Pinheiro (PT) entregou um diploma alusivo à data ao presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo. Também estavam presentes à homenagem o ex-presidente da entidade, Celso Woyciechowski e o deputado estadual Adão Villaverde, um dos fundadores da CUT. Militantes metalúrgicos (veja foto) estavam presentes prestigiando a homenagem feita à Cenral Única dos Trabalhadores.

Lembrando que a CUT foi fundada “em uma época em que eram imensas as dificuldades de se pensar o país”, Pinheiro destacou que a Central surgiu com o objetivo de defender a classe trabalhadora. Segundo ele, a missão da CUT em buscar mais liberdade e igualdade para os trabalhadores alcançou o seu auge com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, um dos fundadores da entidade, à Presidência da República. “A CUT tem transformado muito o país a partir da luta dos trabalhadores, defendendo a liberdade e autonomia sindical, com independência frente ao Estado, aos governos, ao patronato e a credos religiosos.”

O presidente da Central destacou que a entidade nasceu “afrontando a norma vigente, no período, segundo a qual trabalhadores não poderiam se agrupar em uma central sindical”. A entidade, segundo ele, se propunha a defender uma pauta de defesa dos direitos sonegados aos trabalhadores. “A CUT tem a concepção sindical de cuidar bem dos trabalhadores. Desde sua origem, ela luta por uma pauta de políticas de inclusão e voltadas aos mais necessitados em uma sociedade extremamente injusta”, afirmou.

Para Nespolo, a CUT é um instrumento de luta dos trabalhadores, independentemente de governos e patrões. Segundo ele, “a CUT cumpriu, cumpre e continuará cumprindo o seu papel” e não renuncia ao seu trabalho conjunto com outras centrais sindicais. “As centrais sindicais não renunciam ao seu papel de buscar melhorar a democracia, com as propostas de democratização das comunicações e de reforma política. Queremos mais liberdade de organização dos trabalhadores, com liberdade para que o movimento sindical possa entrar nos locais de trabalho, a exemplo do que já ocorre em outros países.”

O vereador Cláudio Janta (PDT) também saudou os 30 anos de fundação da CUT. “É uma justa homenagem à Central, que luta há 30 anos, juntamente com outras centrais, pela unidade do movimento sindical. Precisamos avançar em propostas que garantam direitos aos trabalhadores.”

 

 

Por: CUT-RS com informações da Câmara de Vereadores de POA e do Stimepa

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia