Notícias
 
Economia gaúcha cresce quatro vezes acima do PIB brasileiro
Impulsionado pela agropecuária, Rio Grande do Sul registra expansão de 6,4% no segundo trimestre ante 1,5% da média nacional
11/09/2013


Impulsionado pela agropecuária, Rio Grande do Sul registra expansão de 6,4% no segundo trimestre ante 1,5% da média naci


A pujante safra de verão, com a maior colheita de soja da história do Rio Grande do Sul, ajudou a impulsionar a economia gaúcha na primeira metade deste ano. Com alta de 15,3% no segundo trimestre de 2013 em relação aos três meses anteriores, a agropecuária foi o segmento que mais cresceu no Estado, colaborando decisivamente para que o Produto Interno Bruto (PIB) registrasse alta de 6,4% na mesma base de comparação.

O desempenho da economia gaúcha é quatro vezes superior ao da brasileira, que alcançou expansão de 1,5% no segundo trimestre desde ano. No acumulado do ano, o PIB estadual mostra elevação de 8,9%, enquanto o nacional chega a 2,6%.
Além da agropecuária, também tiveram crescimento no Estado a indústria (2,8%) e o setor de serviços (1,4%), com destaque para a categoria de serviços de transporte (8%).

Os dados foram divulgados nesta manhã pela Fundação Estadual de Economia e Estatística (FEE). Para reforçar o bom momento da economia gaúcha, a entrevista coletiva foi realizada no auditória da entidade, em lugar da tradicional sala de reuniões, e contou as presenças dos secretários estaduais da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, e do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta.

No começo manhã, em entrevista do programa da RBS TV Bom Dia Rio Grande, o governador Tarso Genro já havia antecipado alguns dos resultados, anunciando crescimento de 15% do PIB gaúcho em relação ao segundo trimestre do ano anterior. Na naquele período, a economia estadual havia registrado queda de 5,2%, o que ajudou elevar a comparação.

No confronto com o segundo trimestre do ano passado, o crescimento alcançado pela agropecuária foi de impressionantes 111,7%, o que se explica pelo fato de o setor ter sido fortemente atingido pela estiagem que devastou as lavouras de verão em 2012. Como o Rio Grande do Sul é um Estado ainda muito dependente da produção agrícola, todos os segmentos da economia gaúcha foram prejudicados pela seca do ano passado. Assim sendo, a indústria apresentou alta de 3,9% ante o segundo trimestre de 2012 e o setor de serviços, elevação de 3,4%.

 

 

Fonte: Jornal Zero Hora

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia