Notícias
 
CUT e sindicatos promovem vigília em frente à Fiergs contra terceirização
Mobilização teve como objetivo combater o retrocesso nas propostas do governo e dos empresários sobre os seis pontos considerados prioritários pelos trabalhadores no PL 4330
06/08/2013


Caso seja aprovado, projeto vai piorar as condições de trabalho dos terceirizados


A CUT e demais centrais sindicais realizaram nesta terça-feira (6), em todo o país, um dia nacional de protesto contra o Projeto de Lei 4330, que piora as condições de trabalho dos terceirizados.

Em Porto Alegre, a CUT concentrou representantes dos principais sindicatos da região metropolitana em frente à Fiergs, zona Norte da capital, entre os quais o Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre. Ali, cerca de 300 metalúrgicos, sapateiros, professores, vigilantes, servidores públicos e trabalhadores e trabalhadoras de outras categorias realizaram uma vigília desde às 6h até o final da manhã. Outras centrais como a Força Sindical e a CTB realizaram mobilizações em frente à sede de outras entidades patronais, como a Fecomércio, no Centro da cidade. No país, a CUT também promoveu passeatas e outros atos de protesto em frente a entidades patronais, legislativos e prefeituras.

Neste dia, os empresários foram o principal alvo das manifestações porque foram eles que reivindicaram aos parlamentares do Congresso Nacional a apresentação e, agora, aprovação desse projeto que precariza ainda mais o trabalho terceirizado. “Infelizmente, esse Congresso Nacional não representa democraticamente toda a sociedade brasileira e a classe trabalhadora. O sistema eleitoral permite o financiamento privado das campanhas eleitorais, o que faz com que o parlamento fique hegemonizado por representantes de empresários e pelos próprios empresários, motivo pelo qual o PL 4330 é uma reivindicação patronal que tem forte apoio de deputados e senadores financiados por empresários”, explicou o presidente nacional da CUT Vagner Freitas. Embora os partidos de esquerda – entre eles o PT, PCdoB, PSTU e Psol - estejam empenhados em rejeitar o PL 4330, outros partidos como o Dem, PSDB, PMDB e PPS possuem ampla bancada favorável ao projeto. Este é o motivo pelo qual a CUT publicou em seu portal nacional de Internet (www.cut.org.br) nomes e emails dos parlamentares que participarão da votação para que os trabalhadores e toda a população pressionem contra a aprovação do PL 4330.

A CUT e outras centrais avaliam que a discussão sobre a PL 4330 pouco avançou a favor da classe trabalhadora. Há retrocesso nas propostas do governo e dos empresários sobre os seis pontos considerados prioritários pelos trabalhadores: o conceito de atividade especializada; os limites à terceirização; o entrave para a quarteirização; o significado dado à responsabilidade solidária (aquela em que a empresa contratante é responsável por quitar dívidas trabalhistas deixadas pela terceirizada); o caso dos correspondentes bancários; e a organização e representação sindical.
Enquanto as negociações continuam, o texto de autoria do deputado federal Sandro Mabel (PMDB-GO), que já recebeu aval do relator do PL na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara (CCJC), deputado federal Arthur Maia (PMDB-BA), aguarda a votação, prevista para o dia 13 de agosto.
De acordo com um estudo de 2011 da CUT e do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o trabalhador terceirizado fica 2,6 anos a menos no emprego, tem uma jornada de três horas a mais semanalmente e ganha 27% a menos. A cada 10 acidentes de trabalho, oito acontecem entre terceirizados. Estima-se que o Brasil tenha hoje cerca de 10 milhões de terceirizados, o equivalente a 31% dos 33,9 milhões de trabalhadores com carteira assinada no país.

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia