Notícias
 
Gaúchos vão às urnas votar prioridades para o orçamento do Estado
Votação de prioridades discute 433 projetos regionais e 140 prioridades estratégicas nas 28 regiões dos Coredes
05/08/2013




A população gaúcha irá às urnas nestas terça-feira (6) e quarta-feira (7), pela internet e de forma presencial, para votar o Orçamento do Estado de 2014. A votação de prioridades, que discute 433 projetos regionais e 140 prioridades estratégicas nas 28 regiões dos Coredes, é a etapa final de construção participativa do orçamento estadual. Além disso, a população também vai responder a quatro itens de questões sobre Reforma Política.

Cerca de 300 pessoas, entre representantes dos Coredes, Governo do Estado e voluntários, estão envolvidas diretamente na organização do processo – desde a distribuição dos locais de votação, ao controle das atas de votantes. Na terça-feira (6), a votação inicia às 8h, pelo Portal da Participação (www.participa.rs.gov.br). Na quarta-feira (7), o processo ocorre das 7h às 17h, nas urnas espalhadas em todos os municípios gaúchos.

Em Porto Alegre, haverá 500 urnas para votação – os principais locais são os centros administrativos regionais da prefeitura da Capital, além do Centro Administrativo do Estado (CAFF) e Assembleia Legislativa. Nos demais municípios, as urnas estarão instaladas nos prédios públicos (escolas, Câmaras de Vereadores), entidades de organização comunitária e também centros comerciais.

O Governador Tarso Genro votará pelo Portal da Participação, na terça-feira, às 8h, em uma estação de internet no Campo da Tuca, em Porto Alegre. “Nas fases preparatórias, durante as audiências regionais e assembleias municipais, houve participação em maior quantidade e também qualidade em relação aos anos anteriores”, relata o diretor do Departamento de Participação Cidadã da Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, Davi Schmidt. Segundo ele, mais de 90 mil pessoas fizeram um debate com profundidade. “Há uma grande mobilização dos agentes do Governo e da sociedade civil em todo o RS. Nossa expectativa é de que exista uma adesão significativa, em um momento que as discussões públicas se ampliam no estado e no país”, informa o diretor.

Um milhão de votantes

Em 2011 e 2012, a Votação de Prioridades atingiu a maior média de participação desde que foi criada, sob a denominação de Consulta Popular, com mais de um milhão de votantes em cada ano, em todo o Estado.

 

 

Fonte: Sul21

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia