Notícias
 
Celebração marca os 50 anos da Escola Mesquita
Também participaram dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, que é a instituição mantenedora da escola desde a sua fundação, em fevereiro de 1963
22/07/2013


Diretores, professores, funcionários e ex-alunos reuniram-se na sexta, 19 de julho, para comemorar o Jubileu de Ouro


Diretores, professores, funcionários e ex-alunos reuniram-se na sexta-feira, 19 de julho, no espaço de festas da instituição, para comemorar os 50 anos da Escola Técnica Mesquita. Também participaram dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, que é a instituição mantenedora da escola desde a sua fundação, em fevereiro de 1963.

A comemoração iniciou às 20 horas, com a recepção dos convidados. Em seguida, foram chama-dos à mesa principal o diretor da escola, Jurandir Damin, o ex-diretor Davi Schmidt; o aluno da primeira turma da escola, Sergio Cupini; o ex-presidente do Stimepa, Adão Hagstrann, e os presidentes da CUT-RS, da Federação dos Metalúrgicos do RS e do nosso sindicato, Claudir Nespolo, Jairo Carneiro e Lirio Segalla, respectivamente. Em seus discursos, todos relembraram fatos históricos, a evolução da escola e as dificuldades que a instituição enfrentou para se manter atuante e atualizada, tornando-se uma referência em Educação Profissional.

Antes de cantar os parabéns, o diretor da escola, Jurandir Damin, entregou placas homenageando os funcionários com mais de 10 anos de casa. A festa prosseguiu música e alimentação à base de produtos coloniais produzidos por entidades da Economia Solidária.

 

UM BREVE HISTÓRICO

Em 1961, ano em que o Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre completava 30 anos, foi iniciada a Escola Mesquita, a partir da proposta dos associados de terem uma escola que possibilitasse a seus filhos e a si mesmos aprender uma profissão. Dois anos depois, em 15 de fevereiro de 1963, foram concluídos dois pavilhões de madeira e 105 alunos iniciaram as atividades regulares. A escola foi então denominada de Ginásio Misto Industrial José César de Mesquita, em homenagem ao Presidente do Sindicato. Em 1967, ficou pronto o "pavilhão industrial" da Escola, com a contribuição de material e mão de obra dos me-talúrgicos.

Em 1971, ela assumiu a denominação de Instituto Vocacional José César de Mesquita e, em 1973, foram introduzidos Cursos Técnicos de Contabilidade e Administração. Em 1974, foram implantados os Cursos de Técnico em Edificações (até 1986), Técnico em Agrimensura (até 1986), Auxiliar de Nutrição e Dietética (até 1985), Auxiliar de Desenhista e Decoração (até 1985) e Auxiliar de Desenhista Mecânico (até 1985).
Em 1980, a Escola iniciou a implantação do ensino em nível de 1º grau e o pré-escolar, sendo que no ano de 2001 a Mantenedora optou por não mais oferecer a Educação Básica concentrando-se na Educação Profissional. Assim, buscando acompanhar as necessidades de formação dos trabalhadores do setor me-talúrgico e atualização das exigências do mercado de trabalho, em 1982 foi introduzido o Curso Técnico em Mecânica e, em 1989, o Técnico em Eletrônica. Foi em 1995 que iniciou o Curso Técnico em Automação Industrial, sendo pioneira no estado do Rio Grande do Sul. No ano 2000, com a assessoria da PUCRS, foi introduzido o curso de Técnico em Informática com ênfase em Desenvolvimento de Sistemas.

Atualmente, a ESCOLA TÉCNICA JOSÉ CÉSAR DE MESQUITA mantém os Cursos Técnicos em Eletrô-nica, Mecânica, Automação Industrial e Informática, bem como Cursos de Qualificação Profissional, a E-ducação de Jovens e Adultos e os Projetos Especiais.

A mantenedora da Escola Técnica José César de Mesquita é o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Porto Alegre (STIMMMEPA), com uma base distribuída nos municípios de Porto Alegre, Guaíba, Viamão, Cachoeirinha, Alvorada, Glorinha e Eldorado do Sul, compondo uma região que se constitui no mais expressivo pólo industrial e tecnológico do Rio Grande do Sul e Sul do País. A Escola Mesquita foi fundada oficialmente em 15 de fevereiro de 1963 enquanto mais um serviço social do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre. Desde então, tornou-se um espaço de formação e educação dirigidos a comunidade metalúrgica em particular e, extensivo a comunidade em geral.

 

(com informações de www.mesquita.com.br)

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia