Notícias
 
Renan recebe reivindicações de centrais sindicais
Senador Paulo Paim estava presente no encontro
10/07/2013


Representantes de centrais sindicais entregaram na tarde desta terça-feira (9) ao presidente do Senado, Renan Calheiros, uma pauta com várias reivindicações. O encontro, na Sala de Audiências da Presidência do Senado, foi acompanhado pelo senador Paulo Paim (PT-RS). A Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Nova Central Sindical, a União Geral dos Trabalhadores (UGT), a Força Sindical e a Conlutas, entre outras centrais, estiveram presentes.

De acordo com o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), presidente da Força Sindical, as centrais sindicais pedem a derrubada do veto ao fim do fator previdenciário. Paulinho da Força disse que a derrubada pode abrir um canal de negociação com o governo. Segundo o deputado, o fim do fator previdenciário representaria um custo de R$ 3 bilhões. No entanto, acrescentou Paulinho, a desoneração da folha de pagamentos dada recentemente às empresas chega a R$ 18 bilhões.

- É uma questão de prioridade. Acho que não compromete nada dar três bilhões para os trabalhadores do Brasil - argumentou Paulinho.

Outra demanda apresentada foi a derrubada dos vetos à regulamentação da Emenda 29, que poderia garantir mais recursos para a saúde. As centrais sindicais ainda defendem a manutenção do veto que permite a transformação do trabalhador em pessoa jurídica.

Paulinho confirmou a intenção das centrais de realizar manifestações e paralisações na próxima quinta-feira (11), para cobrar do governo mudanças na política econômica, avanços na política salarial para aposentados e redução da jornada de trabalho. Ele acrescentou que haverá uma reunião com as centrais sindicais na sexta-feira (12) e, dependendo da sinalização do governo, poderá ser convocada uma greve geral.

- O governo terá muita dor de cabeça daqui até o final do mandato da presidente Dilma – alertou.

O senador Paulo Paim (PT-RS) destacou o “movimento unitário” das demandas, já que todas as centrais sindicais participaram do encontro com Renan. Paim disse que os trabalhadores querem que “o Executivo se mova”. Ele acrescentou que o Congresso pode “apontar caminhos” em apoio às manifestações das ruas, para que o governo atenda “pelo menos em parte” as reivindicações apresentadas.

- O Executivo recebe os movimentos sociais, mas não negocia um ponto - lamentou o senador.

Responsabilidade fiscal

Renan Calheiros informou que está agendada para esta quarta-feira (11) uma reunião com as lideranças do Senado e da Câmara dos Deputados, em que será discutido um critério para priorizar a apreciação dos vetos. As reivindicações das centrais sindicais poderão constar da pauta da reunião. Ele disse que o Congresso precisa ter cuidado com a responsabilidade fiscal e acrescentou que o ideal é ter um critério consensual entre o Congresso e o governo na apreciação dos vetos.

Renan relatou que, em reunião com Dilma Rousseff, o vice-presidente, Michel Temer, e o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, a presidente da República manifestou preocupação de que a derrubada de algum veto comprometa as contas do governo.

- A reunião de amanhã é para buscar um consenso e eleger uma pauta prioritária. O processo legislativo só se conclui com a análise do veto - observou Renan.
Fonte: Agência Senado

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia