Notícias
 
Trabalhadores da Taurus e GKN em mobilização histórica
Metalúrgicos de Porto Alegre marcharam pela Av. Assis Brasil até o sindicato, onde realizaram assembleia unificada
01/07/2013


Metalúrgicos de Porto Alegre marcharam pela Av. Assis Brasil até o sindicato, onde realizaram assembleia unificada


Cerca de dois mil metalúrgicos de Porto Alegre fizeram assembleia e marcharam pela avenida Assis Brasil nesta manhã reivindicando melhorias na proposta de reajuste salarial e outras pautas da categoria.

Funcionários da GKN e da Taurus se mobilizaram e marcharam por toda a Av. Assis Brasil até a sede do sindicato dos metalúrgicos, onde foi feita uma assembleia fechando os dois sentidos da Francisco Trein. Na assembleia foram tratados temas como o reajuste salarial, a redução da jornada para 40 horas semanais, o fim do fator previdenciário e mobilizações para os próximos dias, caso os patrões não melhorem a proposta. Logo Após, todos os trabalhadores marcharam de volta as suas respectivas fábricas.

Na Taurus, por decisão da assembleia, os trabalhadores decidiram paralisar as atividades do turno da manhã porque a direção da empresa ameaçou descontar as horas e o repouso remunerado dos trabalhadores mobilizados.

Na GKN, os trabalhadores voltaram às suas atividades normalmente, pois a comissão representada pelos diretores do sindicato negociou com a empresa o não desconto das horas paradas dos trabalhadores que participaram da mobilização.

PARALISAÇÃO VIROU GREVE

As mobilizações dos trabalhadores da Taurus entraram a tarde adentro. Diante da ameaça patronal de descontar as horas paradas e o descanso remunerado, os trabalhadores resolveram dar prosseguimento à paralisação, permanecendo do lado de fora. Posteriormente, a grande maioria voltou para suas respectivas casas.

A greve se estendeu para o turno da noite. Os trabalhadores se concentraram a partir das 20 horas na calçada do outro lado da Avenida do Forte, em frente à empresa, e decidiram fazer uma marcha a partir das 22h30min pela Av. do Forte e Av. Assis Brasil, até o terminal Triângulo, no Bairro Jardim Lindóia. A mobilização foi encerrada às 23 horas, e teve por objetivo pressionar a patronal a apresentar uma proposta de reajuste decente para os trabalhadores metalúrgicos de Porto Alegre.

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia