Notícias
 
Centrais sindicais marcam manifestações
Na onda de protestos contra aumento da tarifa, entidades querem reafirmar pauta dos trabalhadores e vão para rua. Passeatas, paralisações e greves devem ocorrer em todos os Estados; datas devem ser definidas hoje
25/06/2013


As centrais sindicais devem fazer em julho manifestação em conjunto em todo o país para marcar as reivindicações dos trabalhadores e uma marcha nacional em agosto em Brasília, a exemplo da que ocorreu em março, com 50 mil trabalhadores.

Uma reunião hoje em São Paulo deve detalhar a data dos protestos e das paralisações que podem ocorrer em todos os Estados e um ponto da pauta que não é consenso entre os sindicalistas: a política econômica do governo.

CUT, Força Sindical, CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), UGT (União Geral dos Trabalhadores) e Nova Central Sindical entregaram no início do ano, ao governo Dilma, pedido para negociar o que chamaram de "agenda dos trabalhadores". Entre os temas estão o fim do fator previdenciário, a redução da jornada para 40 horas e a política de valorização dos aposentados.
"Não vamos fazer manifestação para blindar o governo Dilma. A ideia é ter o combate à inflação também nessa manifestação", diz o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), presidente da Força Sindical. "A população foi para as ruas não só por causa do valor dos R$ 0,20. Mas pelo que eles representam, a perda do poder de compra causada pela inflação."

Ontem, o sindicalista já se reuniu com lideranças de movimentos sociais, como dirigentes do MST, para discutir pontos de consenso nesse protesto nacional. Vagner Freitas, presidente da CUT, afirma que é preciso "absorver o momento de mobilização social, presente nas ruas, para agora colocar em pauta os interesses dos trabalhadores". Além dos temas trabalhistas, diz, a proposta é que esse movimento unificado das centrais também inclua temas como mais investimentos em educação, saúde, transporte, educação e reformas política e tributária.

"Uma proposta é aguardar a reunião de quarta (dia 26) com a presidente para detalharmos a pauta", diz. A CSP-Conlutas (ligada ao PSTU) e a CGTB também foram convidadas a participar da reunião de hoje.

 


Fonte: Folha de S.Paulo (Mercado)

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia