Notícias
 
Plenária debate a política industrial que os metalúrgicos querem para o Brasil
Evento acontece nos próximos dias 19 e 20 e reunirá representantes de 80 sindicatos de metalúrgicos da CUT do país. Contrato Coletivo também estará na pauta
18/06/2013


A política industrial brasileira estará no centro das discussões da Plenária Estatutária da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), que acontecerá nas próximas quarta e quinta-feira (19 e 20), na sede da entidade, em São Bernardo do Campo (SP).

O evento reunirá cerca de 150 pessoas de todo o país, que debaterão as propostas dos trabalhadores sobre o tema, a partir do painel do qual participarão o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Mauro Borges Lemos, e o diretor do Instituto de Economia da Unicamp (Universidade de Campinas), Fernando Sarti, que também é pesquisador do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT) da mesma instituição. O painel acontecerá às 14 horas de quarta-feira.

Pela manhã, para fazer análise da conjuntura, haverá um painel com André Singer, jornalista e professor de Ciência Política da Universidade de São Paulo, e o secretário de Relações Internacionais da Central Única dos Trabalhadores, João Felício.

Política industrial e contrato coletivo de trabalho

“A Plenária será uma grande oportunidade para que a categoria aprofunde a discussão sobre a política industrial que queremos. Os trabalhadores já vêm participando dos fóruns tripartites criados pelo governo, como as comissões do Plano Brasil Maior, e na plenária aprovarão um documento que será encaminhado a esses fóruns e também ao governo, com o detalhamento de nossas propostas e reivindicações”, explica o presidente da CNM/CUT, Paulo Cayres, que também é conselheiro da ABDI. O sindicalista ressalta que os trabalhadores querem que a política industrial a ser adotada no Brasil tenha perenidade: “Queremos uma política de Estado e não de governo, que fica sujeita a mudanças a cada eleição presidencial”.

Outro tema que deve ganhar destaque na Plenária é a campanha pelo Contrato Coletivo Nacional de Trabalho (CCNT), cuja pauta básica foi discutida e aprovada em conferência realizada em novembro de 2012. “Vamos delinear os próximos passos da Campanha e as estratégias para a negociação das reivindicações nas negociações salariais do próximo período”, assinala Paulo Cayres.

O presidente da Confederação lembra que para subsidiar as deliberações sobre a política industrial e o CCNT, os delegados e as delegadas à Plenária também discutirão em grupos a organização dos trabalhadores nos segmentos que compõem o ramo metalúrgico: aeroespacial, eletroeletrônico, siderúrgico, naval, bens de capital e automotivo (montadoras e autopeças). "Também faremos uma discussão sobre as ações conjuntas que deverão ser adotadas pelas entidades que compõe o macrossetor da indústria da CUT, a partir do painel que o presidente da Central, Vagner Freitas, e eu faremos no segundo dia da plenária", afirma o dirigente sindical.

 

 

Escrito por: Solange do Espírito Santo - CNM/CUT

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia