Notícias
 
Trabalhadores rejeitam proposta patronal e aprovam greves nas indústrias metalúrgicas
Patrões ofereceram 7,5% de reajuste em maio, completando 8,5% em novembro, e 0% no piso salarial
28/06/2013


Patrões ofereceram 7,5% de reajuste em maio, completando 8,5% em novembro, e 0% no piso salarial


A direção do Sindicato dos Metalúrgicos realizou na noite de hoje, 27 de junho, na sede da entidade, em Porto Alegre, a assembleia geral da categoria para discutir a campanha salarial que se estende desde abril, quando a pauta de reivindicações foi encaminhada ao sinidcato patronal para negociação. A mobilização iniciou às 19 horas, se encerrou às 20h10min e contou com a presença de centenas de traba-lhadores que, depois de avaliar a proposta patronal, resolveram rejeitá-la e decretar, a partir de amanhã, inúmeras greves na categoria.

Num primeiro momento, os presidentes do sindicato e da Federação dos Metalúrgicos, Lirio Segalla e Jairo Carneiro, fizeram uma análise da atual conjuntura de mobilizações populares no país, entendendo-as como positivas pelas conquistas alcançadas. Para eles, os jovens mostraram a todos que há outros caminhos para se construir a luta e que, para se conquistar avanços, temos também que partir para a luta.

Num segundo momento, o secretário-geral do sindicato, Rafael Moretto, expôs a seguinte proposta patronal para análise: 7,5% de reajuste sobre os salários de maio, completando 8,5% em novembro, 0% no piso da categoria e alguns poucos avanços nas cláusulas sociais, como o voto secreto e o consequente fim das listas para aprovação de acordos específicos nas fábricas. A proposta salarial foi considerada muito inferior à reivindicação original (10% de reajuste e piso da categoria 10% acima do piso regional do RS) e distante dos 9,5% de reajuste salarial conquistado pelos trabalhadores dos setores de Máquinas Agrícolas e da Reparação de Veículos, motivo pelo qual foi rejeitada por unanimidade.

“Embora a gente esteja num grau de organização muito grande, ao propor este reajuste rebaixado os patrões estão duvidando de nossa capacidade de mobilização. Por isso, temos que dar a resposta a eles e iniciar inúmeras greves na categoria”, propôs o presidente Lírio. A proposta foi aclamada por todos.

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia