Notícias
 
Turno da noite da Usiminas mobilizados na campanha salarial
Assembleia na frente da fábrica divulgou conquista dos trabalhadores da Usiminas de Cubatão
19/06/2013


Stimepa
Trabalhadores da usiminas unidos na assembleia


 O Sindicato dos Metalúrgicos promoveu na noite de ontem, 18 de junho, uma assembleia no portão da Usiminas, em Porto Alegre, para relatar informações sobre a Campanha Salarial e sobre a conquista salarial dos companheiros da Usiminas de Cubatão/SP. A mobilização iniciou às 20h30min e foi encerrada por volta das 21h40min, causando um pequeno atraso na pegada. Durante a assembleia, os dirigentes sindicais João Carlos Moraes, João Massena e Alfredo Gonçalves se revezaram nas abordagens.
Num primeiro momento, o dirigente sindical João Carlos fez uma pequena análise da conjuntura, especialmente quanto às mobilizações nacionais que, em todo o país, está mobilizando milhares de pessoas, dizendo que elas servem de exemplo para todos, pois sem luta não se conquista nada. Denunciou que quando visitou o Congresso Nacional percebeu que em 80% dos gabinetes viu cartazes em apoio à redução da jornada para 40 horas semanais. “Se tem todo este apoio, por que não votaram?”, questionou, concluindo que é preciso a classe trabalhadora se mobilizar e cobrar dos deputados e senadores.
Em seguida, o dirigente sindical Massena falou das eleições da Cipa, momento em que é muito importante votar em companheiros realmente comprometidos com a luta e para diminuir os casos de acidentes e doenças na fábrica. Também falou do acordo fechado com os companheiros de São Paulo. O assunto foi posteriormente abordado pelo diretor Alfredo, que defendeu a conquista do abono de R$ 1.550,00 conquistado pelos trabalhadores em São Paulo para os trabalhadores daqui. Com relação à campanha salarial, o dirigente relatou que, depois de várias reuniões de negociação, pouco se avançou. Os patrões ofereceram 7,5% de reajuste, que mal repõe a inflação e 0% para o piso. Quando às cláusulas sociais (que tratam dos benefícios e avanços nos direitos trabalhistas), informaram que o sindicato patronal disse um sonoro NÃO! a praticamente todas as reivindicações. Alfredo denunciou que algumas empresas estariam trancando o processo de negociação, jogando para baixo nossa pedida salarial. Revelou também que as reuniões de negociação estão se esgotando e se não houver avanços até a assembleia geral do dia 27 de junho, vai ser decretada greve. Neste caso, os trabalhadores da Usiminas estariam convocados para parar e ajudar o sindicato nesta luta.

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia