Notícias
 
CURSO ANUAL DE FORMAÇÃO DE CIPEIROS
Inscrições abertas até o dia 28 de junho
18/06/2013


Inscrições abertas até o dia 28 de junho


    O Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre promove a partir de julho (em data ainda a ser definida) o tradicional Curso Anual de Formação de Cipeiros. O curso é gratuito e as inscrições estão abertas até o último dia útil deste mês, 28 de junho, às 18 horas. Os/as interessados/as devem se inscrever na sede e nas subsedes do sindicato, por telefone ou com um dos dirigentes sindicais nas fábricas.
Diferente dos cursos convencionais que, na maioria das vezes, impõem a visão mais patronal sobre como deve ser a Cipa e como devem atuar os cipeiros, o curso do sindicato ensina o trabalhador e a trabalhadora a efetivamente atuar, fazer a prevenção e a combater as más condições de trabalho, que geram os acidentes e doenças do trabalho.


    “Na verdade, o curso forma cidadãos preparados para atuar na segurança e na prevenção de acidentes e doenças não só nos ambientes de trabalho, mas em qualquer outro lugar que ofereça riscos individuais e coletivos às pessoas”, resume o diretor de Saúde do sindicato, Marcelo Jurandir. Segundo ele, a equipe multiprofissional e interdisciplinar responsável pela formação, formada por médicos do trabalho, advogados, engenheiros e técnicos de segurança, auditores fiscais do trabalho, cipeiros e dirigentes sindicais, capacita plenamente os participantes para identificar as situações e os riscos e agir para evitar os problemas. “No final do curso, os alunos ficam mais do que aptos para atuar nas Cipas ou para colaborar com os cipeiros e profissionais da segurança, saúde e prevenção nas fábricas metalúrgicas”.


    O curso é dividido por, no mínimo, nove módulos, cada um deles ministrado em uma manhã de sábado de cada mês, na sede do sindicato, sempre com um tema diferente. Entre os temas, destacam-se “Ler/Dort e Ergonomia”, “Saúde Mental e o Trabalho”, “Mapa de Riscos: a identificação, prevenção e investigação de acidentes”, “A CAT e sua importância para garantir os direitos previdenciários das vítimas”, “O Auxílio doença acidentário e o auxílio doença comum”, “Os laudos: LTCAT, PPRA, PCMSO e PPP”, “A NR5 e a importância do papel do cipeiro”, “O assédio moral, o racismo e o sexismo no trabalho”, “Aposentadoria e outros direitos previdenciários” e “Como fazer um bom trabalho na Cipa (planejamento)”. Segundo o diretor Marcelo Jurandir, outros assuntos importantes podem ser agregados à grade de formação do curso. “Neste ano, por exemplo, queremos ampliar o tema que trata do adoecimento mental e o uso de drogas ilícitas e lícitas no trabalho, incluindo a dependência a medicamentos, tabaco e bebidas alcoólicas, assuntos praticamente ignorados em outros cursos de Cipa.

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia