Notícias
 
Chuva interrompe grande mobilização dos/as trabalhadores/as da Elster
O objetivo foi alcançado: fazer um relato da Campanha Salarial e tratar de assuntos específicos da fábrica
10/06/2013


O objetivo foi alcançado: fazer um relato da Campanha Salarial e tratar de assuntos específicos da fábrica


O Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre promoveu a partir do fim da madrugada de hoje uma assembleia geral no portão da fábrica Elster, de Cachoeirinha, para relatar informações sobre a Campanha Salarial e para tratar de problemas específicos que estão preocupando e insatisfazendo os trabalhadores e trabalhadoras daquela empresa.

A mobilização iniciou às 5h30min da madrugada e foi encerrada às 7h da manhã, atrasando a pegada do pessoal da produção. A intenção era manter a paralisação até a chegada dos funcionários das áreas administrativas, mas uma inesperada chuva impediu a continuidade da mobilização.

Durante a assembleia, os dirigentes sindicais José Messa, Arisoli Farias, Marcos Muller, Alceu Siqueira, Al-fredo Gonçalves e o presidente Lírio Segalla se revezaram nas abordagens. Num primeiro momento falaram sobre os problemas internos denunciados e enfrentados pelos trabalhadores e trabalhadoras, entre os quais:
- a participação nos lucros e resultados com metas impossíveis de serem atingidas. A empresa usa este direito como uma ferramenta de gestão, obrigando os trabalhadores e trabalhadoras a produzir ainda mais. Quando estes acham que vão receber alguma coisa pelo esforço e dedicação, a empresa nega o bônus;
- a pressão para que trabalhadores e trabalhadoras testemunhem contra colegas na Justiça do Trabalho, defendendo os interesses da empresa. Isso é um assédio moral que constrange e joga uns companheiros contra os outros;
- a pressão dos gestores para que os funcionários da produção aumentem ainda mais a produtividade, sem que a empresa demonstre qualquer intenção de aumentar o quadro funcional. Neste caso, o aumento de ritmo e de volume de produção pode gerar acidentes e doenças do trabalho;
- a empresa se nega a emitir a CAT para quem se acidenta ou adoece no trabalho. Ela quer impedir que os trabalha-dores registrem os casos, omitindo dados importantes e impossibilitando que os segurados tenham todos os direitos previdenciários assegurados;
- a empresa quer manter os armários do vestiário quase que permanentemente trancados. A empresa só permite a abertura deles em cima da hora, fato que incomoda os funcionários.

Num segundo momento, o presidente Lirio Segalla falou da campanha salarial. Segundo ele, depois de várias reuniões de negociação, pouco se avançou. Quanto às cláusulas econômicas (salariais), o sindicato patronal não quer elevar o piso e quer conceder aos salários apenas 7,5%, índice que mal repõe as perdas inflacionárias (7,16%). Quando às cláusulas sociais (que tratam dos benefícios e avanços nos direitos trabalhistas), o sindicato patronal dise não a praticamente todas as reivindicações. Lirio lembrou que, neste caso, a categoria será chamada a participar de mobilizações cada vez mais fortes, pois “o sindicato, sozinho, não conquista nada”. Será preciso, portanto, contar com a força, a uniao e mobilização de toda a categoria, inclusive dos trabalhadores e trabalhadoras da Elster.

No fim da assembleia ficou definido que o sindicato iria procurar durante o dia a direção da empresa para encaminhar as reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras da Elster. O coordenador da Região de Cachoeirinha e vice-presidente do sindicato, Marcos Muller, falou com a coordenadora do departamento de Recursos Huma-nos da Elster, que aceitou receber uma pauta contendo as reivindicações e fazer uma reunião com os gestores para avaliá-las.

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia