Notícias
 
Produção industrial sobe pelo segundo mês e comparação anual tem maior alta desde 2010
Segundo o IBGE, abril teve "perfil generalizado de crescimento", com destaque para veículos automotores, máquinas e equipamentos e alimentos
04/06/2013


Setor de bens e equipamentos estão entre os que tiveram aceleração da produção em abril de 2013, diz IBGE


São Paulo – A produção industrial cresceu 1,8% de março para abril, na segunda alta mensal, informou hoje (4) o IBGE. Em relação a abril do ano passado, a expansão foi de 8,4%, taxa mais elevada nessa base de comparação desde agosto de 2010 (8,6%). No primeiro quadrimestre do ano, a atividade aumentou 1,6% sobre igual período de 2012, revertendo a queda dos quatro meses anteriores (-1,1%). Em 12 meses, o indicador ainda aponta queda (-1,1%), mas com redução nesse ritmo em relação a janeiro (-2%), fevereiro (-1,9%) e março (-2%).

Segundo o instituto, o resultado de abril mostrou "perfil generalizado de crescimento", alcançando 17 dos 27 ramos pesquisados. Entres os destaques, estão os resultados de veículos automotores (8,2%), máquinas e equipamentos (7,9%) e alimentos (4,8%). "O primeiro setor avançou 15,6% nos dois últimos meses de expansão; o segundo acumulou ganho de 19,3% entre janeiro e abril; e o terceiro eliminou a perda de 4,5% verificada entre fevereiro e março", informa o IBGE.

Também tiveram desempenho considerado relevante os segmentos de edição, impressão e reprodução de gravações (4,6%), perfumaria, sabões, detergentes e produtos de limpeza (9%), celulose, papel e produtos de papel (1,8%) e outros produtos químicos (1,0%). Das atividades com retração, os destaques foram bebidas (-5,9%) e material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicações (-6,5%), "que reverteram as taxas positivas do mês anterior: 1,5% e 0,6%, respectivamente".

Na comparação com abril de 2012, houve alta em 23 das 27 atividades, 58 dos 76 subsetores e 63,4% dos produtos pesquisados – o instituto lembra que abril deste ano teve dois dias úteis a mais. A principal influência positiva foi do ramo de veículos automotores, com crescimento de 23,9% e "impulsionado pelo crescimento na produção de aproximadamente 80% dos produtos investigados".

O ramo de máquinas e equipamentos teve alta de 18,1%. Outros resultados significativos foram de refino de petróleo e produção de álcool (11,7%), alimentos (7,7%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (18,9%), borracha e plástico (13,3%), outros equipamentos de transportes (16,1%), outros produtos químicos (4,2%), máquinas para escritório e equipamentos de informática (19,5%) e equipamentos de instrumentação médico-hospitalar, ópticos e outros (23,7%). Das quatro atividades com queda na produção, os principais impactos, segundo o IBGE, foram em indústrias extrativas (-8,3%), edição, impressão e reprodução de gravações (-5,8%) e metalurgia básica (-2,1%).

Nos primeiros quatro meses do ano, o setor industrial teve alta em 13 dos 27 ramos, com destaque também para veículos automotores (15,2%), "impulsionado pelo crescimento na produção de aproximadamente 75% dos produtos investigados". O IBGE lembra que houve influência da baixa base de comparação,pois esse mesmo ramo recuou 18,5% em igual período de 2012, devido à concessão de férias coletivas em várias empresas.

Tiveram resultado positivo no primeiro quadrimestre os ramos de refino de petróleo e produção de álcool (8,4%), outros equipamentos de transporte (8,6%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (8,4%), máquinas e equipamentos (2,7%) e borracha e plástico (5,2%). Entre as 13 atividades com queda na produção, os principais impactos foram em indústrias extrativas (-6,5%), edição, impressão e reprodução de gravações (-9,1%) e metalurgia básica (-5,7%).

 

Fonte: Rede Brasil Atual

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia