Notícias
 
Governo Tarso lança Complexo Naval do Jacuí e consolida RS na indústria oceânica
Projeto poderá gerar mais de 6 mil empregos no Estado
24/08/2012


Projeto poderá gerar mais de 6 mil empregos no Estado


O governo gaúcho lançou na terça-feira, 21 de agosto, em cerimônia no Palácio Piratini, o Pólo Naval do Jacuí, por meio de umm protocolo de intenções assinado com a empresa Iesa Petróleo e Gás, que irá investir R$ 100 milhões no município de Charqueadas na construção de uma unidade para atender uma encomenda de pelo menos US$ 720 milhões da Petrobras. O projeto da empresa proporcionará a criação de mais de 1,2 mil empregos diretos, podendo chegar a mais de 6 mil, contando os indiretos. O ato, que contou com a participação do governador Tarso Genro e da presidente da Petrobras, Maria da Graça Foster, consolida a posição do Rio Grande do Sul na indústria oceânica brasileira.

Além do protocolo de intenções com a Iesa, Tarso também assinou acordos que vão garantir a instalação de mais dois projetos no Polo do Jacuí: o da Metasa (que produzirá as estruturas metálicas dos módulos de produção da Iesa), em Charqueadas; e o da Intecnial (que fabricará módulos elétricos), em Taquari. As duas empresas assinaram, durante o evento, um compromisso de financiamento com o Badesul.

Ao apresentar a estratégia de expansão da indústria oceânica, o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Mauro Knijnik, salientou as diretrizes da Política Industrial e a capacidade do parque fabril do Estado de dar respostas às demandas da exploração de petróleo e gás no Brasil. "O Rio Grande do Sul tem condições para receber novos pedidos e executá-los no prazo e a preços atrativos. Este cenário se aplica tanto ao Polo Naval de Rio Grande, que está em estágio mais avançado, ou a este que nasce agora", disse Knijnik.

Ao agradecer o apoio do Governo do Estado, o presidente da Iesa Óleo e Gás, Valdir Carreiro, destacou a sinergia com a Secretaria de Desenvolvimento, com a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) e com a prefeitura de Charqueadas. "Queremos ser os indutores da viabilização do Polo Naval do Jacuí", ressaltou.

 



Fonte: Stimepa, Jornal Já e Governo do Estado do Rio Grande do Sul
 

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia