Notícias
 
1° de Maio, Dia Internacional dos Trabalhadores, celebrado no meio do povo
Celebração foi realizada entre a Vila Farrapos e o Bairro Humaitá
03/05/2013


Celebração foi realizada entre a Vila Farrapos e o Bairro Humaitá


Enquanto outras organizações sindicais preferiram celebrar o 1° de Maio, Dia Internacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras, com megaeventos ou em locais públicos onde circulam pessoas de médio e alto poder aquisitivo, a CUT-RS resolveu celebrar a data na periferia, junto do povo. Mais precisamente entre a Vila Farrapos e o bairro Humaitá, próximo às áreas de grande densidade populacional e à Vila Liberdade, onde, em 27 de janeiro passado, 130 moradias foram consumidas pelo fogo, deixando centenas de flagelados.

Segundo os organizadores do 1° de Maio da CUT, durante o dia, cerca de 10 mil pessoas passaram pelo local para conversar com os dirigentes da CUT e para participar das inúmeras atividades políticas e culturais previstas na programação.

Entre elas, shows de bandas locais, apresentação de grupos de teatro e da Academia do Samba da Cohab de Guaíba, debate de temas importantes nas tendas montadas no local, como educação, direitos e cidadania, saúde e bem viver, preservação ambiental e lazer, direitos da mulher, trabalhistas e previdenciários, oficinas de alimentação, ginástica laboral, exames rápidos, prevenção às doenças, reciclagem e conserto de bicicletas. Também houve concurso de redação, jogos, gincanas, roda de capoeira e torneios esportivos.

Durante a tarde, as atividades culturais foram intercaladas com atos políticos promovidos por dirigentes sindicais e líderes comunitários. Para o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, “a CUT sempre se reúne no dia do trabalhador e da trabalhadora para reafirmar as nossas lutas históricas, como a redução da jornada para 40 horas semanais e o fim do fator previdenciário, e para divulgar as peleias que temos pela frente. Mas, sem dúvida, hoje é um 1º de maio histórico. Marcamos o início de um novo tempo e chegamos na comunidade para ficar”, disse.

Os 70 anos da CLT

Durante o ato de 1° de Maio da CUT, foi lembrado o aniversário de 70 anos da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho. Criada por Getúlio Vargas em 1943 por meio do Decreto-Lei nº 5.452, a CLT unificou toda a legislação trabalhista existente no Brasil, regulamentando as relações individuais e coletivas do trabalho. Por meio da CLT, foram consolidados direitos como a jornada de trabalho de 44 horas semanais, o pagamento de férias e horas-extras com acréscimo de 50% do valor da hora normal, o aviso prévio e o seguro-desemprego, entre outros.

“A CLT, para os trabalhadores brasileiros, é o instrumento legal mais importante da história porque legaliza o mundo do trabalho e permite que os trabalhadores, mesmo aqueles que não têm sindicato, tenham direitos básicos consagrados”, afirmou recentemente o senador Paulo Paim (PT-RS), um dos maiores defensores da CLT. “Não passarão!”, ressaltou ele depois de dizer que, no Congresso Nacional, na grande mídia e no meio empresarial, existem lideranças que defendem a flexibilização e até o fim da CLT. O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, lembrou que, com a CLT, o Brasil está à frente de muitos países ricos como o Japão e os Estados Unidos no que se refere a garantias para a classe trabalhadora. “Nós, aqui no Brasil, temos a CLT, que é um instrumento importante para garantir minimamente uma regulação”, disse.

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia