Notícias
 
Ato público em Porto Alegre em memória às vítimas de acidentes e doenças do trabalho
Segundo a OIT, cerca de 2 milhões de mortes ocorrem devido ao desenvolvimento de enfermidades e 321 mil são resultado de acidentes
28/04/2013


Cruzes simbolizando trabalhadores mortos foram colocadas no local do ato público


Entidades vinculadas ao FSST – Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador e governamentais, como o CEVS – Centro Estadual de Vigilância em Saúde/RS e a Renast - Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, organizaram na manhã e início da tarde de hoje um ato público no Parque Farroupilha (Redenção), em Porto Alegre, para lembrar das vítimas de acidentes e doenças do trabalho. Desde 2005, com a sanção da Lei nº 11.121, o dia 28 de abril é lembrado como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) denomina esse dia, desde 2003, como Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.

O evento teve por finalidade chamar a atenção da opinião pública sobre a realidade enfrentada pela classe trabalhadora, que enfrenta condições de trabalho degradantes, o excesso de trabalho, o ritmo alucinante na produção, a pressão por metas cada vez mais difíceis de serem atingidas, entre outras precarizações da mão de obra, que vitima milhões de trabalhadores e trabalhadoras todos os anos. Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), recentemente divulgados, apontam 2,3 milhões de mortes, por ano, ligadas às atividades laborais de trabalhadores e trabalhadoras. Segundo o relatório A Prevenção das Enfermidades Profissionais, cerca de 2 milhões de mortes ocorrem devido ao desenvolvimento de enfermidades e 321 mil são resultado de acidentes – cerca de uma morte por acidente para cada seis mortes por doença. De acordo com a organização, estima-se, anualmente, o surgimento de mais de 160 milhões de casos de doenças relacionadas ao trabalho. Isso significa que 2% da população mundial, em média, por ano, é acometida por algum tipo de enfermidade devido à atividade que exerce profissionalmente. Entre as doenças que mais geram mortes de trabalhadores estão as que afetam pulmão, músculos e ossos e os transtornos mentais.

O ato público iniciou às 9 horas com a distribuição de brindes e publicações alusivas à data, especialmente a revista do FSST, com artigos e notícias importantes, como a conquista da Norma Regulamentadora 36 (NR-36), que vai regulamentar as condições de trabalho, protegendo a saúde e a vida de milhares de profissionais das indústrias da Alimentação, especialmente do Setor Frigorífico, e a luta do Sitracom para reduzir a zero os acidentes nos canteiros de obras.

Paralelamente, os trabalhadores do setor aeroviário fizeram um protesto que teve por objetivo divulgar o drama enfrentado por mais de 12 mil ex-trabalhadores da Varig e da Transbrasil, que tiveram seu fundo de pensão – o Aerus – judicialmente liquidado há sete anos, e protestar contra a falta de solução para as questões que envolvem o grupo, como o julgamento da ação que impôs à União a responsabilidade de pagar os benefícios devidos a eles. Enquanto a Advocacia-Geral da União protela a responsabilidade, os aposentados falecem sem conseguir receber seus benefícios.

O ato público também teve momentos de alegria e descontração. Por volta das 11 horas, a Cia de Dança do Ventre Ayana Kalil inaugurou a parte cultural do evento. Também se apresentaram o grupo de Rap, Rafuagi, o cantor e compositor gaúcho Nei Lisboa e, pra encerrar, a bateria da Escola de Samba vencedora do Carnaval 2013, Bambas da Orgia.

A programação alusiva ao Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho segue nesta segunda-feira, 29 de abril, com a realização do seminário “Saúde do Trabalhador no Século XXI” no hotel Embaixador, Centro de Porto Alegre.

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia