Notícias
 
INSS vai pagar benefícios após 45 dias, mesmo sem perícia
Basta ligar para a Central 135 ou procurar uma das agências do INSS
08/04/2013




Em cumprimento à Ação Civil Pública movida contra o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) no Rio Grande do Sul, os segurados que estiverem com o agendamento da perícia médica acima de 45 dias receberão o benefício mesmo sem realização da perícia.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre (STIMEPA), por meio da sua assessoria jurídica - escritório Woida, Magnago, Skrebsky, Colla & Advogados Associados - ajuizou ação, paralelamente com a Defensoria Pública do Estado, com o objetivo de que o INSS faça o pagamento dos benefícios para o trabalhador em prazo razoável, para que os assegurados não fiquem desassistidos e possam honrar com suas despesas mensais.

O tema também foi debatido em audiência pública da Procuradoria da República em Canoas na sede do INSS, quando o Procurador da República Pedro Roso - com a presença dos Sindicatos dos Metalúrgicos de Porto Alegre (STIMEPA) e de Canoas e Nova Santa Rita (STIMMMEC) - avaliou os perfis profissiográficos previdenciários (PPPs) e a necessidade de abertura de novas agências da previdência.

Como solicitar o benefício

Para solicitar o auxílio-doença, os segurados devem ligar para a pela Central 135, em que serão orientados a procurar uma Agência da Previdência Social (APS) para fazer o pedido do benefício, com base no atestado médico. A data do atendimento na agência será determinada pelo atendente da Central 135, no momento em que o segurado fizer a sua solicitação. O procedimento só é válido para os segurados que possuírem atestado médico e residirem no Rio Grande do Sul.

No atendimento, o segurado deve apresentar, obrigatoriamente, o atestado médico, pois sem ele não há como avaliar o direito ao benefício. Além disso, é necessário que a pessoa, ou seu representante legal, apresente um documento que comprove que o segurado mora no Rio Grande do Sul, além da identidade e CPF. Se o requerimento for realizado por procurador, além do comprovante de residência, deverá ser apresentada e retida a procuração, com firma reconhecida, constando o endereço do segurado que quiser solicitar o benefício.

Atestado médico

É importante que o segurado esteja atento sobre as informações que deverão estar no atestado médico. Sem elas o benefício não poderá ser concedido. No atestado deve constar as informações do paciente, como o nome completo e o Número de Identificação do Trabalhador (NIT/PIS), ou o número do CPF; data de início e período de repouso que o médico colocou no atestado; o tipo de doença – no INSS é conhecido como CID-10 -, ou outras informações relativas à doença, o nome do médico, o número do CRM dele e a data em que o atestado médico foi emitido. No caso do segurado estar empregado, com exceção do empregado doméstico, a pessoa deve apresentar, além dos documentos e informações descritos acima, a declaração da empresa, assinada, atestando o último dia de trabalho.

Se o segurado não apresentar os documentos necessários precisará passar pela perícia médica, que será agendada no momento do atendimento na agência. É importante ressaltar a necessidade da pessoa ter qualidade de segurado e a carência prevista para requerer o auxílio-doença. Caso a pessoa não se enquadre nessa situação, também será agendada perícia médica.

Validade de 60 dias

Ao ter o auxílio-doença concedido, o benefício tem validade até a data pedida pelo médico para o afastamento, mas não passa de 60 dias. Porém, se o período de repouso indicado no atestado médico for maior que 60 dias, ou caso o segurado não se considere capaz de retornar ao trabalho, ele pode fazer o Pedido de Prorrogação (PP, que deve ser feito 15 dias antes da data em que termina o benefício concedido pelo INSS. Se mesmo assim o segurado ainda não se sentir apto a voltar para o trabalho, ele pode fazer o Pedido de Reconsideração (PR) ou o Pedido de Recurso, até 30 dias depois da data do término do auxílio-doença. Contudo, caso o segurado ultrapasse todos os prazos e, ainda assim, não se sinta capaz de trabalhar, ele pode fazer o pedido de um novo benefício.

Atendimento da Central 135 - De segunda a sábado, das 7h às 22h

Informações sobre o auxílio-doença
Escritório WOIDA, MAGNAGO, SKREBSKY, COLLA & ADVOGADOS ASSOCIADOS (Rua Andrade Neves, 155/116, Centro, Porto Alegre) - de segunda a quinta, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h, pelo telefone (51) 3284-8300, ou pessoalmente.
Sede do STIMEPA – Segunda a quinta-feira, das 9h30min às 11h30min
Sede do STIMMMEC – Segunda, quarta e quinta-feira, das 16h30min às 18h30min

 

 

Fonte: WMSC&AA
 

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia