Notícias
 
Formação Sindical da FTM reúne dezenas de companheiros em Porto Alegre
O médico do Trabalho, Rogério Dornelles, participou de uma rodada de debate sobre o tema “Perfil da Saúde nos Sindicatos e Municípios”
20/08/2012




Dezenas de companheiros – 35 de nove sindicatos do Rio Grande do Sul – participaram de mais um módulo do Curso de Formação Sindical da FTMRS, nessa quinta e sexta-feira, nas sedes da FTM e CUT/R, em Porto Alegre. Também participaram os grupos de trabalho das áreas de Saúde e Política Industrial.

No primeiro dia de encontro, foram abordados temas como descrição e discussão das Normas Regulamentadoras (NRs) e feito um mapeamento da situação da saúde em pelo menos 15 fábricas do setor metalúrgico do Estado. O grupo de Política Industrial contou com a assessoria de uma técnica do DIEESE, que tratou do processo de industrialização do Brasil, focando aspectos históricos e territoriais.

Na sexta-feira, o curso recebeu o médico do trabalho Rogério Dorneles, que participou de uma rodada de debate sobre o tema “Perfil da Saúde nos Sindicatos e Municípios”. Na oportunidade, os participantes puderam relatar suas experiências nos referidos temas, salientando as dificuldades enfrentadas em situações de precariedade dos serviços prestados pelo SUS, conduta inadequada por parte de alguns peritos do INSS, dificuldades enfrentadas no encaminhamento e nos processos de auxílio doença e auxílio acidente.

Dorneles destacou o efeito dominó desencadeado pelo sistema, partindo pelo sucateamento do SUS, passando pelo mesmo processo com os planos de saúde, e induzindo, assim, que os cidadãos procurem os serviços particulares. À tarde, palestrou o advogado previdenciário João Lucas, do Escritório Woida Forbrig Magnago & AdvogadosAssociados, que falou sobre reforma da previdência, fator previdenciário, tipos e requisitos para aposentadoria, e déficit da previdência. O advogado respondeu aos questionamentos dos participantes, principalmente relacionados ao regime geral da Previdência Social.

 

 

Autor: GT de Comunicação

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia