Notícias
 
“É preciso conhecer a situação das fábricas para defender”, afirma presidente da CNM/CUT
Jornada de visitas encerrou no Polo Industrial de Manaus/AM
11/03/2013




O presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Paulo Cayres, e o deputado federal Marco Maia (PT/RS) encerraram na última sexta-feira, dia 8 de março, a jornada de visitas e reuniões iniciada em Manaus, atividade programada para que ambos pudessem conhecer de perto a nova realidade do Polo Industrial da região.

Paulo Cayres contou que, depois de terem se reunido com o governador do Estado, Omar Aziz, e com empresários, ele e Maia acompanharam o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas, Valdemir Santana, em visitas a duas empresas do ramo metalúrgico: Samsung, que tem 6.000 trabalhadores, e Honda, com 9.800 trabalhadores. “Constatamos que, ao contrário do que muitos dizem, aqui há indústrias de fato e não maquiadoras como em outros países”, destacou Paulão. Segundo ele, o foco desta e de outras visitas que tem feito na condição de presidente da Confederação é “conhecer para defender”. No caso do Polo Industrial de Manaus, o dirigente da CNM/CUT reputa como um dos principais pontos positivos o fato de que este conglomerado industrial garante a preservação de 98% da floresta amazônica. “O que vimos aqui será levado ao macrossetor da indústria da CUT e poderá nos ajudar a discutir propostas no âmbito do Plano Brasil Maior”, assinalou Cayres, afirmando ainda que pretende levar parlamentares de vários estados a Manaus para conhecer a realidade local.

Crescimento industrial

Já o deputado Marco Maia se disse surpreso com as mudanças ocorridas em Manaus, em relação à época em que ele esteve no Amazonas como sindicalista. “A Zona Franca de Manaus mudou drasticamente nos últimos 10 anos, apresentando um grande crescimento industrial, que fez com que o número de trabalhadores saltasse de 37 mil para 120 mil no período. Isso mostra o acerto da política industrial dos governos Lula e Dilma. Cabe às instituições, agora, contribuírem para que este crescimento prossiga, garantindo o desenvolvimento social da região”, afirmou Maia, que foi secretário geral da CNM/CUT no final dos anos 1990.

O parlamentar, que também foi presidente da Câmara dos Deputados, lembrou que, como dirigente da Confederação, acompanhou de perto as dificuldades dos trabalhadores daquele polo industrial durante o governo de Fernando Henrique, quando a economia patinou e o nível de emprego caiu drasticamente. “O que vi agora é que houve uma forte recuperação, que deu outra dimensão à Zona Franca”, enfatizou. Maia disse que pretende auxiliar o trabalho da bancada de parlamentares do Estado na defesa do desenvolvimento industrial, com estímulo a novos investimentos e linhas de crédito.
Para Valdemir Santana, a presença de Paulão e Marco Maia em Manaus foi muito produtiva porque representam duas instituições importantes para os trabalhadores. “Para nós, é motivo de orgulho divulgar que esse grande aumento nos níveis de emprego e da produção não interfere na floresta. Ao contrário, ajuda a preservá-la”, disse o presidente do Sindicato. Santana lembrou ainda um fato curioso: “Enquanto há empresas aqui que produzem aparelhos de TV de última geração, ainda se preserva a produção de TVs de tubo, cujo público é o que foi beneficiado pelo programa Luz para Todos, que não tem condições de pagar caro por um aparelho. Só no ano passado, foram produzidos 4,5 milhões de aparelhos”.

 


Fonte: Federação dos Metalúrgicos de SP (com informações da CNM/CUT)

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia