Notícias
 
Confiança da indústria atinge maior nível desde junho de 2011, diz FGV
Parcela de empresas que avaliam o nível de demanda atual como forte aumentou de 14,7 por cento para 16,4 por cento
29/01/2013


O Índice de Confiança da Indústria (ICI) manteve-se praticamente estável em janeiro em relação ao que foi registrado no final do mês anterior, ao passar de 106,4 pontos para 106,5 pontos, mas atingiu o maior nível desde junho de 2011, informou a Fundação Getúlio Vargas nesta terça-feira.Segundo a FGV, o Índice da Situação Atual (ISA) avançou 0,3 por cento, para 106,8 pontos, mas o resultado foi compensado pela queda de 0,1 por cento no Índice de Expectativas (IE), para 106,1 pontos.

O indicador que avalia o nível de demanda foi o que mais contribuiu para o resultado do ISA, com alta de 1,1 por cento em relação a dezembro. O indicador atingiu 105,8 pontos, o maior patamar desde julho de 2011, quando estava em 107,8.

A parcela de empresas que avaliam o nível de demanda atual como forte aumentou de 14,7 por cento para 16,4 por cento, enquanto a proporção das que o consideram fraco passou de 10,1 por cento para 10,6 por cento. Já o quesito produção prevista foi o que mais influenciou a leitura do IE, com recuo de 2,3 por cento em janeiro, para 132,2 pontos.

A proporção de empresas esperando menor produção aumentou de 4,1 por cento para 8,4 por cento, enquanto a parcela das que preveem maior produção, passou de 39,4 por cento para 40,6 por cento. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) alcançou 84,4 por cento em janeiro, ante 84,1 por cento em dezembro, maior nível desde fevereiro de 2011. "Apesar da estabilidade no mês, o ICI manteve-se pelo quinto mês consecutivo acima da média histórica. Analisado em conjunto com a ampliação do uso da capacidade instalada em janeiro, o resultado sugere aceleração do crescimento do setor industrial na virada de ano", informou a FGV em comunicado.

Dados recentes vêm mostrando dificuldades do setor industrial, beneficiado por medidas de estímulo do governo, em concretizar uma recuperação mais efetiva nos meses mais recentes. Em novembro, a produção industrial caiu 0,6 por cento sobre outubro e empurrou a expectativa de maior recuperação do setor para este ano. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulga na sexta-feira os dados de dezembro da produção industrial.

 

 

Por: g1.globo.com

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia