Notícias
 
Nova direção da Federação avalia atividades sindicais e planeja fortalecimento das regionais
Campanhas salariais foram consideradas satisfatórias
10/08/2012


Campanhas salariais deste ano foram consideradas satisfatórias pelos dirigentes sindicais metalúrgicos


A recém empossada diretoria da Federação dos Metalúrgicos (FTMRS), juntamente com os membros do conselho dos sindicatos filiados, reuniram-se na quinta-feira, 9 de agosto, na sede da Fetag/RS, em Porto Alegre, para avaliar as atividades desenvolvidas ao longo deste ano, especialmente as campanhas salariais, e para iniciar um planejamento estratégico visando, entre outras questões, a descentralização da entidade, dando protagonismo às sete regionais.

“Temos que fazer com que as regionais atuem com mais proximidade dos trabalhadores, tenham autonomia. Vamos tirar o ‘peso’ de Porto Alegre e Canoas e fazer com que as mobilizações cheguem às bases", afirmou Jairo Carneiro, novo presidente. Para ele, a Federação precisa modernizar seu estatuto, permitindo que a entidade possa estender suas bases, atuando em municípios que ainda não têm organização sindical, beneficiando os trabalhadores destas localidades.
Durante a reunião, os representantes de sindicatos mostraram o trabalho feito por suas entidades ao longo da campanha salarial e a sua avaliação dos resultados. No geral, os dirigentes entenderam que os objetivos principais foram alcançados, pois foram conquistados reajustes que recuperaram as perdas e garantiram satisfatórios aumentos reais nos salários. A marcha de abertura da campanha salarial, que culminou com atividades na Assembléia Legislativa e no Palácio Piratini, e a coesão dos sindicatos foram pontos fundamentais para os metalúrgicos atingirem esses resultados. O secretário de Política Sindical da Confederação Nacional dos metalúrgicos, Loricardo de Oliveira, propôs uma discussão nacional da campanha para o próximo ano. “Estamos propondo uma reunião de conselheiros dos sindicatos. Vamos fazer uma grande plenária para pautar a próxima campanha e chamar os empresários de todo o país para a discussão", disse.

O economista e coordenador do Dieese, Ricardo Franzoi, avaliou de forma positiva a união da categoria no andamento das negociações. “Nunca demos a palavra final sem que houvesse uma discussão. Os metalúrgicos tiveram esse compromisso”. Para 2013, ele falou da necessidade de “inovar”. “Vamos sentar e ver o que é importante para o próximo ano: data-base, cláusulas sociais... e vamos levar essas questões adiante”, afirmou.

A advogada da Federação, Dra. Lídia Woida, apresentou a proposta do ACE – Acordo Coletivo Especial, encaminhada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que deve entrar em discussão em breve na forma de um Projeto de Lei. O ACE é polêmico porque, segundo opiniões, privilegia o “negociado sobre o legislado”. Como o assunto ainda não é totalmente conhecido pela maioria dos dirigentes sindicais, a Federação deverá retomar o tema para aprofundá-lo, antes de adotar uma posição concreta sobre ele.

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia