Notícias
 
Conta de luz vai doer menos no bolso do trabalhador
Para as fábricas, redução pode chegar a 32%
25/01/2013


Atendendo a promessa do governo Dilma, que anunciou a redução das contas de luz, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou no dia 24 de janeiro os índices de desconto que cada distribuidora de energia elétrica repassará aos seus clientes residenciais. Das três concessionárias de maior atuação na região, a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) oferecerá a menor queda nos valores das tarifas: 18,13%. Já AES Sul e a Rio Grande Energia (RGE) estão entre os maiores descontos do país: 23,62% e 22%, respectivamente. A população da maioria das cidades que compõem o Vale do Sinos (AES/Sul) terá a segunda maior redução do país na conta de luz, perdendo apenas para os clientes da distribuidora Nova Palma Energia, que atende 14,5 mil unidades consumidoras em nove cidades da região central do Rio Grande do Sul.

Ainda segundo a Aneel, o desconto médio em todo o país será de 20,2% e o mínimo, 18%. Para os consumidores de alta tensão (grande utilizadores de energia elétrica, como as fábricas metalúrgicas, por exemplo), o desconto pode chegar a 32%. O efeito dessas reduções é estrutural, ou seja, promoverá uma mudança permanente no nível das tarifas, pois retira definitivamente custos que compunham as tarifas anteriores. A Aneel também explica que estabelece uma tarifa diferente para cada distribuidora em função das peculiaridades de cada concessão.

As novas tarifas começaram a valer a partir do dia 25 de janeiro. Assim, um consumidor que tem sua leitura feita no dia 10 de fevereiro, por exemplo, teria no mês, metade de sua energia faturada pela tarifa antiga e a outra metade pela nova tarifa. A partir de 25 de fevereiro todas as contas já perceberão os benefícios completos da tarifa reduzida.

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia