Notícias
 
CUT/RS debate os desafios do movimento sindical para 2013
Evento contou com a presença de com a presença do secretário geral da CUT nacional, Sérgio Nobre
14/01/2013


No dia 11 de janeiro, a CUT/RS promoveu um debate sobre os desafios do movimento sindical deste ano


Nobre destacou os ramos das principais pautas da CUT neste ano de 2013: indústria, comércio e serviços, rurais e servidores públicos. O dirigente cutista informou que a CUT fará mais encontros regionais com o objetivo de se aproximar ainda mais das CUTs estaduais, atuando de maneira conjunta, produzindo lideranças e ocupando espaços de poder.

No caso do RS, ele afirmou que é fundamental estabelecer um plano de lutas focando nas suas principais bandeiras. “A CUT/RS precisa ter clara as suas estratégias de crescimento. Isso facilitará as conquistas do piso regional, formação sindical, entre outros temas específicos do Estado”.

Nobre ainda se referiu a algumas pautas que permanecem trancadas no Congresso, como é o caso do fator previdenciário, convenção 151, redução da jornada de trabalho e terceirização. O dirigente avisou que a CUT irá entregar uma pauta enxuta para a presidente Dilma Rousseff em março através de uma grande mobilização. “A pauta está prevista para ser entregue em março e, na semana que antecede o 1º de maio, iremos cobrar uma resposta do governo”, assegurou.

A CUT irá criar conselhos cutistas com grupos de, no máximo, 30 pessoas, para debater e analisar a conjuntura periodicamente. “Buscamos, com a criação destes conselhos, pensar no que faremos daqui a 30 anos sendo que este ano completamos 30 anos de existência da Central Única dos Trabalhadores”, ressaltou Nobre.

Rosane Silva, secretária de mulheres da CUT, também participou do debate e reforçou a ideia de que a CUT precisa melhorar a sua relação com o governo, o partido e os movimentos sociais.

O presidente da CUT/RS, Claudir Nespolo, se mostrou preocupado com a crise econômica que afeta alguns países e afirmou a luta da CUT/RS em conjunto com as bandeiras da CUT nacional.

Após as apresentações, o público fez suas intervenções e esclareceu algumas questões com os dirigentes nacionais da CUT.

O auditório da CUT/RS ficou lotado por representantes de diversas categorias. Entre elas, estavam os metalúrgicos, trabalhadores da saúde, bancários, aeroviários, trabalhadores do ensino privado e público, sapateiros, municipários, professores e trabalhadores da alimentação.

 

 

Fonte: CUT-RS

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia