Notícias
 
Suspensa venda de 225 planos de saúde de 28 operadoras
Apenas uma operadora do RS, a Social Saúde de Lajeado, foi suspensa
11/01/2013


Para fazer reclamações e denúncias sobre operadoras, ligue para o “Disque ANS”, fone 0800-7019556


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu na quinta, 10 de janeiro, a venda de 225 planos de saúde de 28 operadoras brasileiras, entre as quais uma única gaúcha, a Social Saúde, de Lajeado. A suspensão vale até março e foi tomada porque as operadoras estavam descumprindo os prazos máximos fixados para marcação de consulta, exames e cirurgias.

Segundo a ANS, desde dezembro de 2011, quando foi iniciado o monitoramento, 16 operadoras não vem cumprindo, de forma reincidente, os critérios estabelecidos pelo governo e serão indicadas para a abertura de processo para que corrijam as anormalidades. As outras 12 operadoras suspensas e não reincidentes deverão assinar um termo de compromisso visando à redução do número de reclamações. De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, isso significa que elas vão ter que adequar a rede de prestadores e os serviços de relacionamento e atendimento ao cliente. “O que está suspensa é a incorporação de novos clientes”, explicou o ministro. “É muito importante que a população continue participando do monitoramento”, completou.

As operadoras que não cumprem os prazos máximos de atendimento estão sujeitas a multas de R$ 80 mil a R$ 100 mil para situações de urgência e emergência. Em casos de reincidência, elas podem sofrer medidas administrativas como a suspensão da comercialização de parte ou da totalidade de seus planos e a decretação de regime especial de direção técnica, com o afastamento dos dirigentes.

O balanço divulgado hoje indica ainda que, das 38 operadoras que tiveram planos suspensos em outubro do ano passado, 18 melhoraram os resultados e vão poder voltar a comercializar um total de 45 planos de saúde.

ATENÇÃO: Para esclarecimento de dúvidas ou para fazer reclamações e denúncias sobre operadoras de planos de saúde e os produtos por elas comercializados, basta entrar em contato gratuitamente com o “Disque ANS”, fone 0800-7019556.

 

 

Por: Geraldo Muzykant - Assessoria de Comunicação Social do STIMEPA

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia