Notícias
 
Taxa de desemprego é o menor da história, segundo IBGE
Taxa caiu para 4,9% em novembro, depois de registrar 5,3% em outubro deste ano
22/12/2012


É a menor taxa para o mês de novembro desde o inicio da série histórica da pesquisa, em março de 2002


A taxa de desemprego caiu para 4,9% em novembro, depois de registrar 5,3% em outubro deste ano, segundo dados divulgados pelo IBGE na manhã desta sexta-feira (21). É a menor taxa para o mês de novembro desde o inicio da série histórica da pesquisa, em março de 2002. Foi também a segunda menor de toda a série, ficando atrás apenas dos 4,7% registrados em dezembro de 2011.

O rendimento médio real dos trabalhadores atingiu R$ 1.809,60 em novembro, o valor mais alto de toda a série. Isso representa uma alta de 0,8% na comparação com outubro. A massa de rendimentos, que representa a soma dos salários nas regiões pesquisadas, somou R$ 42,8 bilhões, alta de 1% em relação a outubro e de 8,3% sobre novembro de 2011.

Carteira

O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado atingiu 11,4 milhões de pessoas, praticamente a mesma quantidade de outubro. Já o contingente de desempregados nas seis regiões metropolitanas pesquisadas caiu 8% em relação a outubro, para 1,2 milhão de pessoas.

Mas ficou estável em relação a novembro do ano passado. Na avaliação de Cimar Azeredo, gerente da pesquisa do IBGE, a queda na taxa de desemprego em novembro foi resultado tanto do aumento de contratações temporárias, que costuma ocorrer entre outubro e dezembro, quanto de uma menor procura por emprego. Só que parte dessa menor busca pode camuflar o fato de que muitos trabalhadores conseguiram emprego mas só começariam efetivamente a trabalhar em dezembro ou janeiro, então não foram contabilizados nem como população ocupada nem como desocupada, mas apenas como população em idade ativa. — Mas no ano teve tendência de alta no emprego sem carteira. Isso não é positivo nem favorável — afirmou Azeredo. — Que fique claro que não houve redução no emprego com carteira, apenas uma desaceleração. Mas temos que lançar uma luz de atenção sobre essa desaceleração.

 

 

Por: http://gazetaonline.com.br 

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia