Notícias
 
Alfredo Gonçalves eleito para a nova mesa-diretora do Conselho Estadual de Saúde do RS
Diretor do STIMEPA vai lutar para que a classe trabalhadora tenha um sistema público de saúde de qualidade e para todos
23/12/2012


Geordeci de Souza, da CNM/CUT, foi eleito membro do Conselho Nacional de Saúde


O diretor de Saúde do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, coordenador do Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador (FSST) e membro do Coletivo de Saúde da CUT, Alfredo Gonçalves, foi eleito membro coordenador do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (CES/RS), representando o segmento de usuários, para um mandato de dois anos.

A eleição aconteceu no dia 13 de dezembro de 2012 e votaram no processo os conselheiros de saúde que participaram de grande maioria das sessões plenárias. Dos 24 conselheiros aptos a votar, apenas um – o representante da CNBB – não votou. Foi reeleito para presidente o Sr. Paulo Humberto Gomes da Silva, do SINDSEPE/RS (Sindicato dos Servidores Públicos do Estado, filiado à CUT), também representante dos usuários. A nova mesa diretora é formada por oito conselheiros, entre eles o presidente, a vice e seis coordenadores, sendo um indicado pelo governo (representante do gestor de saúde).

Alfredo Gonçalves enfatiza que a função é muito importante não só para a classe trabalhadora como também para toda a população gaúcha que depende das políticas públicas de saúde, garantindo um Sistema Único de Saúde (SUS) universal, para todos, 100% público, humanizado, como uma política de Estado e não de interesses do capital. “Quero atuar na formulação e proposição de estratégias, bem como no acompanhamento, controle, fiscalização, avaliação e execução das políticas públicas de Saúde, não só para beneficiar a classe trabalhadora, mas todo o conjunto da sociedade”, enfatizou.

CNM/CUT no CNS

No mesmo dia da eleição do CES/RS, o Conselho Nacional de Saúde também fazia a eleição de sua mesa diretora. A eleição foi histórica por dois motivos: pela primeira vez em 75 anos uma mulher é eleita presidente do CNS, a assessora de Políticas Sociais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Maria do Socorro de Souza, e o dirigente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Geordeci de Souza. Secretário de Saúde do Trabalhador da CNM/CUT, Geordeci de Souza, foi eleito para a Mesa Diretora do CNS, juntamente com mais seis conselheiros.

Para o dirigente da CNM/CUT, a eleição de uma representante do movimento sindical para a presidência do Conselho é importantíssima, porque permitirá avanços no controle social do CNS. “Além disso, avalio como extremamente positivo o fato de que a Mesa Diretora tenha tido 100% de renovação. Isso é raro de ocorrer em qualquer colegiado. Estou muito otimista porque acredito que o CNS terá uma atuação ainda mais dinâmica”, destacou Geordeci, que no Conselho vai representar a CUT no triênio 2012-2015.

 

 

Por Geraldo Muzykant, da assessoria de comunicação social do Stimepa

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia