Notícias
 
A aprovação da fórmula 85/95 será mais uma vitória rumo ao fim do Fator Previdenciário
Dirigente esclarece que a alternativa - Fórmula 85/95 - é viável
05/12/2012


Nota do presidente nacional da CUT, Vagner Freitas


Ao contrário do que algumas pessoas entenderam após leitura da repercussão da entrevista que demos ontem sobre Fator Previdenciário – redutor de até 40% nos valores das aposentadorias do INSS - nós, presidentes das cinco maiores centrais sindicais do País, nunca desistimos de lutar pelo fim da fórmula de cálculo inventada por FHC e equipe, apenas decidimos apoiar uma proposta que possa ser aprovada pelo governo federal, que se recusa a, pura e simplesmente, acabar com a atual perversa fórmula de cálculo que penaliza os/as trabalhadores/as.

Isso faz parte do processo de negociação. Negociação, para quem não lembra, se faz passo a passo. No momento, o passo que consideramos viável é a substituição do Fator pela fórmula 85/95. Esta fórmula prevê que os/as trabalhadores/as poderão se aposentar com 100% do valor do benefício quando a soma do tempo de contribuição com a idade atingir 85 (mulheres) e 95 (homens). Pela regra atual, um trabalhador precisa ter 35 anos de contribuição e 64 anos de idade para se aposentar com 100% do benefício a que tem direito. As trabalhadoras só terão direito a aposentadoria integral se tiverem 30 anos de contribuição comprovados e 64 anos de idade.

Vale lembrar que, até meados de 2009, a CUT e as demais centrais sindicais fizeram dezenas de mobilizações em Brasília exigindo o fim do Fator. Mas, apesar das nossas ações, o governo federal vetou um Projeto de Lei aprovado no Congresso Nacional, que extinguia a Lei. A alegação na época foi: isso provocaria um rombo nas contas da Previdência Social.

A mesma justificativa foi usada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e equipe para aprovar, em 1998, a Lei que criou a nova regra para, segundo eles, inibir prováveis pedidos de aposentadorias precoces. Acreditavam os tucanos que, sua fórmula contrária aos interesses dos/as trabalhadores/as, obrigaria os/as brasileiros/as a trabalharem mais alguns anos e ainda resolveria o problema do déficit da Previdência Social. É o que eles costumam chamar de choque de gestão.

A desculpa do governo, agora, é que o país não pode aumentar as despesas em função da crise econômica internacional. Isso, apesar de já está comprovada a ineficácia da herança que os/as trabalhadores/as receberam de FHC. Digo isto porque o Fator não contribuiu para os trabalhadores ficaram mais tempo no mercado de trabalho e a Previdência Social continua acumulando déficits – só em julho deste ano, o déficit foi de R$ 2,581 bilhões -, apesar da economia com o Fator.

Mas, como negociar não é dar murro em ponta de faca e temos compromisso com a classe trabalhadora, temos de negociar o que é possível no momento. Se o fator 85/95 é o que temos força política para conquistar agora, é para aprová-lo que vamos lutar. E a aprovação do 85/95 é mais uma vitória rumo ao fim do fator previdenciário.

 

 


Fonte: http://vagnerfreitascut.wordpress.com/ - Blog do presidente da CUT, Vagner Freitas
 

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia