Notícias
 
Senado aprova projeto que estabelece sistema de cotas raciais e sociais nas universidades federais
Vitória é resultado da pressão do Conselho Nacional de Políticas de Igualdade Racial, do qual a CUT faz parte
08/08/2012


Representantes do Conselho Nacional de Políticas de Igualdade Racial (CNPIR) entregaram ao presidente do Senado, José Sarney, em audiência nesta terça-feira (7), uma moção de apoio ao Projeto de Lei da Câmara (PLC) 180/2008, que estabelece o sistema de cotas raciais e sociais nas universidades públicas federais em todo o país.

Após a reunião, os membros do Conselho ocuparam as galerias do Senado pressionando e dialogando com parlamentares sobre a importância do Projeto como política para superação das desigualdades no País.

A secretária de Combate ao Racismo da CUT, Maria Julia Nogueira, falando em nome do Conselho, reforçou que a instituição das cotas representava maior ingresso dos negros e negras nas universidades públicas, avançando no combate a discriminação racial, preconceito e desigualdade. “Na medida em que você avança no número de vagas nas universidades, evidentemente que aumentam também as oportunidades no mercado de trabalho”, lembrou a dirigente.

Todo este esforço e mobilização resultaram na aprovação do Projeto já na noite desta terça (7). Agora, ele seguirá para sanção presidencial. De acordo com o texto aprovado, a política de cotas tem validade de dez anos. “A intervenção do Conselho, com toda a sua diversidade étnica-cultural, foi de extrema importância para sensibilização dos parlamentares. A adoção das cotas representa o fortalecimento de iniciativas de combate ao racismo, primando pelo acesso e permanência dos negros e negras no ensino superior”, destacou Julia.

A reserva de 50% das vagas será dividida da seguinte forma: metade destinada aos estudantes negros, pardos ou indígenas de acordo com a proporção dessas populações em cada estado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a outra metade será designada aos estudantes que cursaram o segundo grau integralmente em escolas públicas e cuja renda da família é de até um salário mínimo e meio.

Hino à Negritude – Na audiência com o presidente do Senado, o Conselho também reivindicou a aprovação do projeto 2445/07 de autoria do deputado federal Vicentinho que torna nacional o Hino à Negritude composto pelo professor Eduardo Oliveira que faleceu recentemente. “Caso aprovado, essa será outra grande vitória para o movimento. O presidente do Senado se comprometeu a construir e articular ações para aprovação do Projeto”, informou Julia.

 


Fonte: William Pedreira, da CUT, com informações da Agência Brasil

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia