Notícias
 
Metalúrgicos debatem sobre a organização no local de trabalho
90 metalúrgicos de 28 sindicatos gaúchos participaram de módulo do Curso de Formação da FTM
30/10/2012


90 metalúrgicos de 28 sindicatos gaúchos participaram de módulo do Curso de Formação da FTM


Cerca de 90 metalúrgicos de 28 sindicatos do Rio Grande do Sul participaram de mais um módulo do Curso de Formação Sindical da Federação dos Metalúrgicos do RS (FTMRS), que tratou da organização no local de trabalho (OLT). O “encontrão” foi realizado nos dias 25 e 26 de outubro na Casa de Retiro São Bernardino, em Viamão. Estavam presentes as turmas que iniciaram a formação em 2011 e 2012 e os Grupos de Trabalho do curso – indústria, comunicação e saúde –, que debateram o tema dando ênfase aos Comitês Sindicais de Empresa.

A assessora jurídica da FTMRS Lidia Woida salientou as questões jurídicas relacionadas à organização no local de trabalho, destacando a impossibilidade de renunciar direitos e as diferenças entre comissões de fábrica e comitês sindicais de empresa. O Presidente da FTMRS, Jairo Carneiro, resgatou um pouco do histórico da OLT no Brasil e falou da importância dos comitês para o fortalecimento das ações sindicais. O presidente ainda destacou que muitas empresas tentam inviabilizar uma efetiva organização no local de trabalho, que por vezes traz à tona práticas ilegais e anti-sindicais que elas cometem.

Os companheiros fizeram, na sexta-feira, um relato sobre suas experiências de comissões de fábrica nas empresas e salientaram a importância da coesão e determinação dos sindicatos para que essas comissões possam efetivamente cumprir com o seu papel principal: lutar e representar os trabalhadores do chão de fábrica.

O companheiro Zé Paulo, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, falou das experiências do ABC com os comitês sindicais e destacou as conquistas obtidas graças ao fortalecimento desses comitês ao longo dos anos – já existem comitês sindicais em 69 fábricas no ABC. “Os comitês estão vinculados ao Sindicato e um dos pontos positivos é que eles conseguem resolver problemas e negociar com as empresas no próprio local de trabalho”, disse o dirigente. O “encontrão” terminou com uma rodada de conversa entre Zé Paulo e os companheiros presentes.

 

 

 

Fonte: FTM/CUT-RS

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia