Notícias
 
Centrais defendem fim das práticas antissindicais na Conferência do Trabalho Decente
Trabalhadores estarão unidos para aprovar propostas que ampliem livre organização no local de trabalho
07/08/2012


Começa nesta quarta-feira (8), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, a I Conferência de Emprego e Trabalho Decente. Até o próximo sábado (11), cerca de 1.300 representantes de trabalhadores, empregadores e governo irão debater as 637 propostas consolidadas a partir das etapas estaduais do encontro.

Com o tema “Gerar Emprego e Trabalho Decente para Combater a Pobreza e as Desigualdades Sociais”, a conferência definirá as propostas que irão subsidiar as políticas públicas de governo para os próximos anos nas áreas de trabalho, emprego e renda.

O embate não será fácil: cada setor da sociedade – trabalhadores, governo e empregadores – contarão com 30% do total de pessoas aptas a votar. A sociedade civil entra com 10%. Portanto, nenhum setor é capaz de aprovar, na plenária final, qualquer definição sem construir alianças.

Maior delegação entre os representantes dos trabalhadores – 153 delegados, 43,5% do total destinado a cada bancada – a CUT sabe da responsabilidade de comandar o movimento sindical na luta para aprovar medidas que impliquem em leis contra práticas antissindicais e permitam a livre organização no local de trabalho.

“Não vamos abrir mão de levar até o fim do processo de votação o compromisso de o Brasil ratificar as convenções 158 (sobre a garantia de emprego contra a demissão imotivada) – e 189 (garante às domésticas os mesmos direitos dos demais trabalhadores) da OIT (Organização Internacional do Trabalho), além da redução da jornada para 40 horas semanais sem redução de salário”, apontou a secretária da Mulher Trabalhadora da CUT, Rosane Silva, durante encontro das centrais que unificou a posição em defesa desses temas.

O fim do interdito proibitório, uma afronta ao direito constitucional à greve, e a luta pela livre organização e financiamento, sem interferência do Estado ou de patrões, também estarão na pauta prioritária do movimento sindical.

Ao lado de Rosane, o secretário de Administração e Finanças da Central, Quintino Severo, representa a Central na coordenação da Conferência. Ele lembra que a banca dos trabalhadores deve estar atenta para que os empresários não utilizem os debates como forma de emplacar retrocessos. Por exemplo, tentando redefinir o conceito de trabalho escravo, amenizando a pena aos que exploram a mão de obra no Brasil.

“Não podemos dar brecha para que emplaquem isso. Inclusive, porque, para nós trabalho escravo não é apenas a falta de salários e carteira assinada, mas também não ter condições dignas de alimentação, de transporte e hospedagem. Será isso que defenderemos”, comenta Quintino.

CUT representa movimento sindical na abertura –A I Conferência Nacional do Emprego e Trabalho Decente está marcada para as 16h30 desta quarta, com a presença da presidenta Dilma Rousseff. Em nome dos trabalhadores falará o presidente da CUT, Vagner Freitas.

 

 

Fonte: Luiz Carvalho - CUT
 

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia