Notícias
 
Saúde amplia lista de medicamentos gratuitos do SUS
Desde 2010, o número de medicamentos ofertados cresceu 47%, saltando de 550 para 810
05/10/2012


Saúde amplia lista de medicamentos gratuitos do SUS


O Ministério da Saúde ampliou a lista de medicamentos gratuitos ofertados no Sistema Único de Saúde (SUS). Dois novos produtos foram acrescentados à Relação Nacional de Medicamentos (Rename): a Biotina, indicada para o tratamento de pessoas com deficiência de vitamina H, e o Clobetasol, recomendado contra a doença de pele psoríase. A decisão foi publicada na quinta-feira (4), no Diário Oficial da União, por meio das portarias 31 e 32 do ministério. A expectativa é de que o impacto das inclusões no orçamento do Ministério da Saúde para assistência farmacêutica básica, para o próximo ano, seja de aproximadamente R$ 7 milhões.

Para o secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, a gratuidade do medicamento contribuirá para reduzir internações pelas doenças. “O processo de incorporações atende a prioridade do ministério de garantir a universalidade do acesso da população a medicamentos gratuitos. Com isso, reduzimos complicações decorrentes das patologias, possibilitamos a melhora de vida desses pacientes, e reduzimos gastos do governo com internações”, disse.

A deficiência de vitamina H, de acordo com o Ministério da Saúde, provoca sintomas como perda de força muscular, sonolência, convulsões e falta de equilíbrio. Pelo tratamento, a vitamina Biotina pode reverter e evitar esses efeitos. Atualmente, estima-se que existam aproximadamente 3.200 pacientes no Brasil com essa doença.

Já a psoríase é uma doença inflamatória da pele, crônica, não contagiosa e com incidência genética em cerca de 30% dos casos. É caracterizada por lesões avermelhadas e descamativas, que aparecem normalmente no couro cabeludo, cotovelos e joelhos. A doença não tem cura, mas com tratamento é possível ser controlada.

O governo federal vem ampliando o número de medicamentos gratuitos ofertados pelo SUS à população. Desde 2010, o número de medicamentos ofertados cresceu 47%, saltando de 550 para 810. Apenas este ano, dez medicamentos foram incorporados na Rename: Boceprevir (hepatite tipo C), Telaprevir (hepatite tipo C), Trastuzumabe (oncológico - câncer de mama), cinco biológicos para o tratamento da artrite reumatóide, além da Biotina e do Clobetasol.

A lista inclui também medicamentos da atenção básica, para doenças raras e complexas, insumos e vacinas. Além disso, 64 novas tecnologias estão em análise pela Conitec para possíveis incorporações e criações de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas.

 

 

Por: Portal Planalto

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia