Notícias
 
Chapa Única promete manter unidade, força e combatividade da direção CUTista
Durante lançamento da chapa, futuros dirigentes firmaram compromisso de investir ainda mais na luta, na assistência e no patrimônio da categoria
29/09/2012


Jean Lazarotto
Futuros dirigentes firmaram compromisso de investir ainda mais na luta, na assistência e no patrimônio da categoria


O Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre promoveu na noite da sexta, 28 de setembro, o lançamento da única chapa inscrita para a eleição que vai renovar a sua diretoria a partir de 1° de fevereiro de 2013.
Formada por 40 candidatos de 28 fábricas da categoria na região, a Chapa Única, CUTista, será eleita entre os dias 16 e 19 de outubro, consagrando uma renovação de 17,5% no quadro diretivo da entidade.

Solenidade

A solenidade de lançamento iniciou às 20 horas, quando foi saudada a presença dos componentes da chapa e convidados, entre os quais o diretor da Escola Técnica Mesquita, Jurandir Damin, o jurídico do sindicato, representado pelos advogados Lauro Magnago, Manoel Skrebsky e Leônidas Colla, e o diretor sindical Antonio Munari, representando o Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas. Em seguida, foram apresentados os componentes da chapa presentes.

Pronunciamentos

Valmor da Silva, presidente da Associação dos Aposentados e da Comissão Eleitoral, falou do desafio de coordenar uma eleição sindical, mesmo no caso de chapa única, e pregou a harmonia entre os futuros novos dirigentes do sindicato. Na ocasião, aproveitou para apresentar o futuro presidente da associação e agradecer o apoio da atual direção.

Jairo Carneiro, presidente da Federação dos Metalúrgicos, lembrou que esta eleição sindical terá um sentido especial porque ele e outros antigos dirigentes, entre os quais Ademir Bueno, José Machado, Claudir Nespolo e Pedro Henrique Corrêa, estariam dando lugar a novos dirigentes do sindicato e encerrando um ciclo iniciado nos anos 80, no final da ditadura, companheiros que fizeram um grande trabalho em favor da democratização de nosso país, culminando na eleição de Lula há dez anos. Lembrou das vitórias conquistadas, especialmente a estruturação da Escola Técnica Mesquita – que completa 50 anos de formação da Classe Trabalhadora em 2013 - e a luta para que o Conselho Estadual de Educação aceitasse um trabalhador metalúrgico – Jurandir Damin – como diretor desta instituição de Ensino. Por fim, falou da atual ação da grande mídia e das elites para impedir que a classe trabalhadora fique no comando de nosso país. Segundo ele, essas elites ainda não se conformaram com o fato de um metalúrgico pobre e retirante nordestino ter vencido, feito um bom governo e esteja contribuindo para que outros companheiros sejam eleitos, motivo pelo qual estaria orquestrando um golpe semelhante ao recentemente ocorrido no Paraguai. “Vamos ter de ir às ruas para defender nossos companheiros”, conclamou.

Paulo Cayres, o Paulão, presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT) disse ter feito questão de participar do lançamento da Chapa Única CUTista por causa da relação histórica que os metalúrgicos do Brasil inteiro tem com o sindicato metalúrgico de Porto Alegre e da importância que a categoria e o movimento sindical gaúcho tem com a luta pela democracia em nosso país. Para ele, “o capital não relaxa nunca e sempre está com a faca nos dentes contra nós e nossos representantes”. Também fez a defesa de Lula, que vem sendo injustamente acusado pela grande mídia, principalmente pela Revista Veja, publicação preconceituosa e racista. Por isso, defendeu que a classe trabalhadora deve colocar na pauta de luta a defesa de um marco regulatório para a Imprensa. “O nosso ramo é protagonista e vai fazer a diferença de novo neste debate e na defesa da democracia”, disse. Encerrou dizendo que a Chapa Única demonstra a qualidade dos companheiros, sinal de que a categoria aprovou o trabalho feito até agora.

Em nome da Central Única dos Trabalhadores, o dirigente sindical metalúrgico de São Leopoldo, Loricardo de Oliveira, falou da importância do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, que hoje tem dois dirigentes presidindo a Federação dos Metalúrgicos (Jairo Carneiro) e a CUT estadual (Claudir Nespolo). “Daqui também saíram dois outros grandes presidentes da CUT-RS, o próprio Jairo e o Jurandir Damin”. Também lembrou que a central está na linha de frente das grandes lutas nacionais, como o fim do fator previdenciário e a redução da jornada, e, aqui no Estado, da luta por um piso regional com uma política salarial semelhante à do salário mínimo.

Por fim, foi dada a palavra ao presidente Lirio Segalla, que, pela Chapa Única, será reconduzido a mais um mandato na presidência do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre. Segalla reforçou a necessidade de a entidade lutar contra as elites conservadoras que, via grandes meios de comunicação, fazem campanha contra a classe trabalhadora e seus representantes. Como um exemplo negativo, lembrou que a mídia, especialmente a TV, de forma subjetiva e sutil, por meio das novelas, rebaixa e desrespeita a classe trabalhadora, principalmente as mulheres. “Temos que lutar para que os meios de comunicação nos tratem com dignidade”, reforçou.

Em nome da Chapa Única, Lírio Segalla reafirmou os compromissos de manter a unidade, a força e a combatividade que sempre caracterizou as direções CUTistas do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre. “Nos últimos anos, fechamos todos os acordos coletivos com reposição e aumento real nos salários, investimos pesado no patrimônio, firmamos inúmeros convênios médicos e odontológicos, e ampliamos a luta nas fábricas, apoiando as Cipas e os comitês, acirrando a luta por melhores condições de trabalho, contra o assédio moral e contra a precarização da mão-de-obra metalúrgica. E não ficamos satisfeitos. Ainda há muita coisa a ser feita, muita luta a ser travada dentro e fora das fábricas. Queremos ampliar os investimentos na luta, no patrimônio e na assistência aos associados do sindicato e seus respectivos dependentes, e queremos que a categoria exija da gente cada vez mais empenho e transparência. Por isso, conclamamos a todos os associados a votar na Chapa Única, na eleição que será realizada entre os dias 16 e 19 de outubro”, resumiu.

 

Fontes: Geraldo Muzykant (texto) e Jean Lazarotto (foto)
 

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia