Notícias
 
Analista aponta sinais positivos para o mercado de trabalho nos próximos meses
Pessoas e empresas estão apostando em uma situação melhor daqui até o final do ano
27/09/2012




A taxa de desemprego aumentou em agosto, o que não é normal para o período, mas mesmo assim o coordenador de pesquisa da Fundação Seade, Alexandre Loloian, vê sinais de que as pessoas – e mesmo as empresas – estão apostando em uma situação melhor daqui até o final do ano. No mês de agosto, a ocupação ficou estável e a PEA (população economicamente ativa) cresceu, pressionando a taxa. Mas no acumulado em 12 meses, o nível de ocupação aumentou 2,6%, na maior alta do ano. Foi o terceiro mês seguido de alta nessa base de comparação: 1,2% em junho, 1,8% em julho e 2,6% em agosto.

“A PEA está crescendo mais do que a ocupação desde o início do ano. Só agora a ocupação chegou ao patamar de dezembro do ano passado”, observou Loloian, referindo-se aos dados da pesquisa Seade/Dieese na região metropolitana de São Paulo. Assim, enquanto a ocupação ficou estável durante todo o ano, a PEA cresceu 0,36% por mês, em média. Desde dezembro, são 317 mil pessoas a mais no mercado, atingindo 11 milhões, enquanto o total de ocupados manteve-se em torno de 9,8 milhões.

Segundo ele, a surpresa no ano está no setor de serviços, "que tem segurado o nível de atividade". Esse setor, que já concentra mais da metade dos ocupados na região metropolitana (5,6 milhões), registra crescimento de 6,5% em 12 meses, abrindo 342 mil vagas nesse período, enquanto os demais fecharam postos de trabalho.

Em 12 meses, para um crescimento de 2,6% na ocupação, a PEA aumentou 3,1%. Bons indicadores para uma economia que não deve crescer 2% este ano, observa o analista. “Há sinais de que vai começar a ter contratação”, afirma. Entre os fatores favoráveis, além do movimento maior de fim de ano, estão as medidas de estímulo à economia adotadas pelo governo. E iniciativas como a adoção de um novo regime automotivo, diz Loloian, também proporcionam perspectivas de longo prazo às empresas.


Fonte: Rede Brasil Atual

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia