Notícias
 
CUT Metropolitana é contrária ao Acordo Coletivo Especial
Se o projeto for aprovado, cria uma nova forma de negociação entre trabalhadores e empresários
14/09/2012


Na manhã de quinta-feira, 13, foi realizado um seminário sobre o Acordo Coletivo Especial, promovido pela CUT Metropolitana. No evento, que aconteceu no auditório da CUT/RS, a regional da Central defendeu uma posição contrária ao ACE. O Acordo está sendo discutido pelos sindicalistas de todo o Brasil, há meses. A proposta foi gestada no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista e, se o projeto for aprovado, cria uma nova forma de negociação entre trabalhadores e empresários. O projeto institui a criação de comissão sindical de empresa e a possibilidade da formulação de acordos coletivos por empresa que se sobrepõe à legislação vigente, resguardada a Constituição Federal.

Na coordenação do debate estavam os dirigentes da CUT Metropolitana, Neide Maria Zanon, Rogério Ramos e Carlos Alberto Pauletto. Rogério Ramos acredita que ao longo da história, as conquistas da classe trabalhadora sempre aconteceram através de lutas. Porém essa luta, entre capital e trabalho, muda de face, conforme o período. “O ACE propõe que os empresários são bonzinhos e essa face atual nesta disputa”, disse Ramos.

Para ele, o debate sobre o projeto é fundamental devido aos riscos que a flexibilização dos direitos dos trabalhadores prevista nele. “O ACE permite muita retirada de direitos e isso, não aceitamos. Por isso a decisão da CUT Metropolitana foi coerente e defendo que esta seja a posição da CUT/RS e da Nacional, porque o nosso dever é ficar do lado dos trabalhadores”, finalizou

Os painelistas foram o secretário de Comunicação da CUT-RS, Alberto Ledur, e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, Lírio Segalla. Na opinião de Segalla, o ACE é um projeto importante que resgata a história da classe trabalhadora e põe fim ao poder normativo. “Uma das virtudes do Acordo é que estabelece o poder sindical. Outro ponto importante, é que através desde projeto, os conflitos no local de trabalho, poderão ser resolvidos no seu local de origem”, defendeu o dirigente.

Segalla contou ainda que a Federação dos Metalúrgicos do RS (FTM-RS), após a realização de um seminário sobre o tema, enviou um comunicado à CUT Nacional, solicitado mais espaço para debater este assunto. “É um projeto importante que gera polêmica, independente da posição, defendo o dialogo até a exaustão sobre o ACE. Esses debates são muito importantes”, acredita.

Já para Ledur, o ACE representa um retrocesso para a classe trabalhadora, a volta do discurso do negociado sobre o legislado. Ele lembra que o projeto é herança da pauta neoliberal do governo FHC que tentou a aprovação de proposta semelhante no final de década de 90 e início dos anos 2000.

“A CUT se posicionou contra a proposta do negociado sobre o legislado. Inclusive, a retirada imediata do projeto de FHC foi a primeira agenda da CUT para o governo Lula, aprovado pelo 8º CONCUT, em 2003. Por isso, é lamentável que uma entidade como o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista reapresente essa agenda no movimento sindical”, declarou.

Ele também destacou as ações de entidades do Rio Grande do Sul: “o movimento sindical gaúcho já tem se manifestado em relação ao tema, inclusive com seminários e atividades de debates sobre o assunto. Recentemente, a FTM-RS encaminhou carta para a CUT Nacional solicitando a retirada do projeto, pois representa, nas palavras da entidade ‘o negociado sobre o legislado’”.

No final, foi encaminhado que a CUT Metropolitana irá encaminhar uma carta para a CUT Nacional, solicitando que a Central divulgue que o projeto do ACE é uma proposta do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista e não da CUT.


Autor: CUT/RS

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia