Notícias
 
Centrais reivindicam 13% de reajuste para o Piso Regional
Resultado da média do PIB do Brasil e do RS nos dois anos antes do último reajuste, acrescido da inflação, estimada em 5,35%
18/09/2012




Representantes das Centrais Sindicais se reuniram com o secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Marcelo Danéris, no Centro Administrativo do Estado, na tarde de segunda-feira, 17. Os sindicalistas entregaram um documento com as reivindicações para o Piso Regional 2013.

Este ano, o reajuste reivindicado é de 13%, resultado da média do PIB do Brasil e do Rio Grande do Sul nos dois anos antes do último reajuste, acrescido da inflação, estimada em 5,35%.
Os trabalhadores solicitam ainda a recuperação das perdas do salário desde sua criação em 2011, propondo que o valor seja reposto em quatro parcelas de 3%, até chegar ao valor inicial que era de 1.28 salários-mínimos.

Os dirigentes pedem também a inclusão de três novas categorias: secretárias, farmacêuticos e trabalhadores de imobiliárias, além de alteração de faixas de categorias que apresentam defasagem na faixa atual.
Atualmente o Piso Regional é referência para 1,135 milhão de trabalhadores e significa um poderoso instrumento de democratização de renda, desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida.

Constituição Estadual

Representando as centrais, o presidente da Central de Trabalhadores do Brasil (CTB), Guiomar Vidor, disse que as entidades entendem que o Piso Regional deve ser uma política de Estado e constar da Constituição estadual, configurando-se como um instrumento público de política salarial. Os dirigentes propõem ainda que o Piso Regional seja também o vencimento mínimo dos servidores públicos do Estado.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores, Claudir Nespolo, destacou que o setor econômico vem recebendo um conjunto de estímulos dos governos estadual e federal, Simples, Fundopem, Integrar, entre outros, que soma-se agora à redução do custo da energia.

“Estes ganhos devem ser transferidos para os trabalhadores e não ficarem apenas no lucro das empresas”, defende. Nespolo ressaltou que o Piso tem impacto não só na valorização do trabalho, mas em outras dinâmicas econômicas de distribuição de renda. “O reajuste do piso, pode corrigir injustiças”, finalizou.

O secretário Marcelo Danéris observou que o governo ouvirá todas as partes para promover acordo sobre o assunto e o governador Tarso Genro tomará as decisões no prazo necessário. Ele agradeceu a confiança dos trabalhadores em contar com o espaço de diálogo possibilitado pelo CDES-RS, para propiciar o entendimento entre as categorias e as Federações empresariais. “O Conselho é um canal aberto para o diálogo vivo e real, uma mesa de negociações plural, com permanente disposição para o acordo”, disse.

Ele lembrou que em 2011 o RS cresceu mais que o Brasil e os indicativos econômicos apontam que os reflexos mais agudos da crise já passaram. “O quarto trimestre deve ser de crescimento, não há previsão de estiagem para o próximo ano e os investimentos públicos tendem a crescer”, finalizou.

Atendendo ao pedido das federações empresariais, o Governo do Estado retardou para 1º de março de 2012 a data de entrada em vigor do salário regional deste ano. A partir de 2013 o reajuste vigorará em 1º de janeiro, mesma data do salário mínimo nacional.

 


Fonte: Renata Machado, da CUT, com informações do CDES/RS

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia