Notícias
 
Greve paralisa 50 fábricas e 80% dos metalúrgicos no ABC
Categoria reivindica reajuste de 8%, sendo 2,59% de aumento real e a reposição das perdas inflacionárias do ano
12/09/2012




A greve de alerta dos metalúrgicos do ABC teve a adesão de 80% dos 70 mil trabalhadores da base que estão em campanha poraumento salarial. As 50 maiores fábricas da categoria não produziram nesta segunda-feira (10) em nenhum dos turnos. A paralisação atingiu o objetivo de pressionar as empresas a exigirem de seus grupos patronais que apresentem proposta, segundo balanço da direção do Sindicato dos Metalúrgicos.Os metalúrgicos reivindicam 2,59% de aumento real mais o INPC do período (total de 8%), índice similar ao conquistado pelos trabalhadores nas montadoras do ABC na campanha de 2011 e que valepor dois anos (até 2013). A paralisação não atinge essas montadoras.

Amanhã (11), param os metalúrgicos de Taubaté, Salto e Cajamar e na quarta-feira (12), os de Sorocaba, pois a campanha salarial (e pauta de reivindicações) é unificada pela FEM-CUT (Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo)

Até a semana passada, os grupos patronais ofereceram apenas a inflaçãodo período e nada de aumento real, proposta que foi recusada pelo Sindicatona mesa de negociações e também em assembleias de trabalhadores. A greve de um dia foi decidia pela categoria em assembleia realizada nanoite de quinta-feira(5).

A expectativa do vice-presidente do Sindicatodos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, é que a partir de quarta-feira (12) sejam retomadas as negociações e as bancadas patronais apresentem proposta que poderá ser votada pelos trabalhadores em assembleia no final da semana. O dirigente relata que as empresas estão procurando o Sindicato e que já teve fábrica que ofereceu o índice reivindicado para evitarparalisação, mas não há negociação em separado. “Por isso, orientamos as empresas a procurar seus grupos patronais”, disse.

“Durante a negociação acompanhamos a economia e constatamos que já há uma retomada em vários setores, como carros e comércioe que negociamos em um ambiente de melhoria econômica. Nesse contexto, consideramos que é possível chegar a um índice igual ao conquistado para os trabalhadores nas montadoras em 2011”, disse Rafael

Por dentro da campanha dos metalúrgicos

Na campanha salarial dos Metalúrgicos, a negociação é feita por grupos patronais, que são os seguintes: Montadoras, Grupo 2, Grupo 3, Grupo 8, Grupo 10, Fundição e Estamparia.

A data-base é 1° de setembro e a campanha é unificada - a FEM-CUT (Federação dos Metalúrgicos de SP da CUT) negocia em nome de 14 sindicatos da categoria filiados à CUT, num total de 249 mil trabalhadores.

Este ano não há negociação salarial para o grupo das montadoras, porque o Sindicato negociou as cláusulas econômicas (aumento salarial) com validade para dois anos, ou seja, o reajuste salarial e aumento real já foram definidos na campanha passada para 2011 e 2012. Uma grande conquista da categoria

Na Campanha de 2011,a categoria conquistou 10% de aumento salarial, ou seja, 7,39% do INPC do período mais 2,44% de aumento real. Índice igual para todos os metalúrgicos da base.

Nas montadorasficou assim em 2011: total de 10%, sendo 7,26% da recomposição da inflação (INPC) do período (estimativa), mais 2,55% de aumento real, mais abono de R$ 2,5 mil. Para 2012, o reajuste será composto pela inflação do período + a diferença dos 5%, que é 2,39%. O abono de R$ 2.500,00 também será reajustado pelo INPC do período mais o aumento real.

 

 

 

Fonte: CUT

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia