Notícias
 
Metalúrgicos se destacam na marcha do Dia Nacional de Mobilização em Brasília
Cerca de 15 mil manifestantes da CUT ocupam Brasília para reivindicar 10% do PIB para a Educação e avanços nos direitos sociais e trabalhistas
05/09/2012


Manifestantes da CUT reivindicaram 10% do PIB para a Educação e avanços nos direitos sociais e trabalhistas


Cerca de 15 mil manifestantes vindos de todas as regiões do país – entre os quais centenas de metalúrgicos que se encarregaram de conduzir bandeiras, faixas e balões da CUT e se destacaram na grande marcha rumo ao Congresso Nacional, em Brasília – reivindicaram nesta quarta-feira, 5 de setembro, investimentos na Educação e avanços nos direitos sociais e trabalhistas.

O vermelho da marcha do Dia Nacional de Mobilização da CUT juntou-se ao verde-amarelo da 6ª Marcha Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública para colorir a capital federal na grande mobilização iniciada às 10 horas na antena de TV (zona oeste), percorrendo toda a extensão da Esplanada dos Ministérios, encerrada no gramado próximo ao Congresso Nacional, entre os palácios da Justiça e do Itamaraty (zona leste), às 13 horas. O sol escaldante, o clima quente e seco e o chão queimado e poeirento não foram empecilhos para o avanço dos milhares de manifestantes que, como os metalúrgicos do RS, por exemplo, viajaram dezenas de horas de ônibus para engrossar a grande marcha.

“Defendemos os 10% do PIB para a educação, o piso do magistério, carreira, e aprovação do Plano Nacional de Educação, medidas consideradas fundamentais para o desenvolvimento do país, que dialogam com o presente e o futuro da nossa nação, da mesma forma que o combate à precarização e à terceirização nas fábricas brasileiras”, declarou a trabalhadora rural Carmen Foro, dirigente da executiva nacional da CUT, que coordenou a manifestação ao lado de Fátima Aparecida da Silva, da CNTE. A seu lado no caminhão de som, Fátima lembrou que a ampliação dos investimentos é essencial para termos uma educação à altura do país e de seu povo, com o fortalecimento da ciência e da tecnologia nacional. “Por isso o lema da nossa manifestação é ‘Independência é educação de qualidade e trabalho decente’, pois são ações imprescindíveis para o nosso desenvolvimento soberano”.

Dirigente nacional da CUT e da CNTE, Antonio Lisboa ressaltou que as mobilizações dos dois últimos meses, onde os cutistas dirigiram um processo intenso de greves de servidores federais e estaduais, arrancaram bons resultados, dobrando a intransigência dos que se recusavam a negociar e diziam não ter recursos. “O caminho é esse, é botar a massa na rua para garantir direitos e ampliar conquistas. Com mobilização o dinheiro aparece”, frisou.

O vice-presidente da CUT-São Paulo, professor Douglas Izzo, pediu uma vaia para o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que falou que os 10% do PIB para a educação iria quebrar o país. “Se há recursos para um volumoso superávit primário, por que não destinar um percentual mais expressivo do Orçamento federal para fomentar a educação”, questionou. A vaia se alastrou pela Esplanada.

A realização da marcha em plena Semana da Pátria, declarou Júlio Turra, da direção nacional da CUT, “demonstra que a independência só pode ser garantida pelos trabalhadores”. “A bandeira da educação unifica o conjunto da classe em apoio à luta dos companheiros da CNTE, da mesma forma que a luta contra a precarização e a terceirização mobiliza os trabalhadores em educação em solidariedade à classe. Esta é uma mobilização que abre caminho para vitórias e destaca a importância do protagonismo do Estado”, frisou Julinho.

Segundo Claudir Nespolo, presidente da CUT-RS, “a pauta que embala os milhares de manifestantes nesta marcha não é corporativa, é pelo bem do Brasil, pois a aplicação dos 10% do PIB representa mais educação, qualificação, profissionalização, mais desenvolvimento com melhores salários e direitos”. Claudir defendeu ainda a necessidade da redução da jornada de trabalho sem redução de salário, o fim das demissões imotivadas e o direito dos servidores à data-base.

Para o presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM), Paulo Cayres, a pressão das ruas tem tido cada vez mais um papel fundamental, como ficou demonstrado pelos avanços obtidos após as mobilizações e greves do setor público. “É preciso que haja sensibilidade do lado de lá. Nós ajudamos a eleger um governo democrático e popular que precisa garantir contrapartidas para a sociedade, como é o investimento na educação pública”, disse.

PRESSÃO NO CONGRESSO

Durante a tarde da quarta-feira, 5 de setembro, foram marcadas várias audiências com parlamentares, onde os dirigentes da CUT e da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação (CNTE) levaram ao Congresso Nacional as suas reivindicações.

O presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, disse que, além da pauta educacional, as entidades levaram até os deputados e senadores a sua pauta comum pelo fim do Fator Previdenciário, contra a idade mínima para as aposentadorias e a desoneração da folha de pagamento; contra a rotatividade no emprego – pela ratificação da Convenção 158 da OIT; por negociação coletiva no serviço público – regulamentação da Convenção 151 - e a revogação do Decreto 7777 – que institucionaliza a substituição dos servidores grevistas. “Vamos falar firme e pedir urgência em ações contra a precarização do trabalho, no combate às terceirizações e na luta pela igualdade de direitos. Precisamos urgente de trabalho decente”, concluiu Vagner.

 

 

(Com informações da CUT Nacional)

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia