Notícias
 
Empossado Comitê Sindical da Ecoplan, de Cachoeirinha

A direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre realizou na sexta, 1° de junho, a solenidade de posse do CSE - Comitê Sindical de Empresa dos trabalhadorers e trabalhadoras da

02/06/2012


A direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre realizou na sexta, 1° de junho, a solenidade de posse do CSE - Comitê Sindical de Empresa dos trabalhadorers e trabalhadoras da Ecoplan, de Cachoeirinha, formado pelos companheiros Adão Lacerda Dorneles, Flávio Cortês do Nascimento e José Alci Silveira Nunes. O evento foi realizado às 18 horas, na subsede do sindicato na cidade e contou com a presença do presidente estadual da CUT, Claudir Nespolo, do presidente da Federação dos Metalúrgicos do RS, Jairo Carneiro, do procurador do Trabalho em Porto Alegre/RS e coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical - CONALIS, Dr. Rogério Fleischmann. Também estiveram presentes os recém empossados membros do CSE da Oderich, de Eldorado do Sul, e trabalhadores e trabalhadoras da Ecoplan, inclsuive os representantes da empresa.

Antes de dar posse aos três companheiros que foram eleitos membros do CSE, o presidente do Sindicato Lirio Segalla declarou que, embora o processo de construção dos comitês tenha começado anos atrás, se sentia feliz por ter sido a sua gestão a responsável por aprovar em congresso a mudança estatutária que hoje possibilita a criação dos comitês. "Queremos implantar CSEs em todas as fábricas de nossa base metalúrgica. Se não for por meio do diálogo e do acordo, vamos criar esses comitês na marra", disse.

Na ocasião, foi lembrado o fato de que o CSE é uma evolução das antigas comissões de fábrica e seus componentes tem como principal atribuição agilizar a tomada de decisões e a solução de problemas internos, evitando que os ânimos dos trabalhadores se acirrem à espera de uma negociação demorada entre a empresa e o sindicato, que, muitas vezes, não possui gente suficiente e disponível, com amplo acesso às fábricas para resolver questões que uma simples  conversa entre patroões e empregados é capaz de solucionar. Para o procurador Rogério os comitês representam a comunicação direta entre os trabalhadores e as chefias, atuando no âmbito da empresa onde há o primeiro conflito.

José Alci Silveira Nunes falou em nome do CSE - Ecoplan. Para ele, o comitê vai trabalhar para atender e contemplar as expectativas dos trabalhadores e trabalhadoras da Ecoplan. "Mesmo com a criação do comitê, nosso entendimento é de que a luta tem de ser coletiva, inclusive com a participação do sindicato", disse.

Em nome da CUT-RS, o recém empossado presidente da entidade e diretor de nosso sindicato, Claudir Nespolo, falou da importância da organização dos trabalhadores nos locais de trabalho e disse que a central vai se empenhar para repercutir e promover em outras categorias esse importante protagonismo dos metalúrgicos, inclusive tentando convencer os setores refratários da sociedade - a classe patronal, principalmente - sobre a importância dos comitês inclusive para as empresas.

 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia