Notícias
 
Governo lança programa de acesso ao trabalho para pessoas com deficiência
Programa vai oferecer aprendizagem, qualificação profissional e preparação para o trabalho aos portadores de deficiência e necessidades especiais
07/08/2012


O governo anunciou nesta semana o lançamento pelo governo do programa que visa oferecer aprendizagem, qualificação profissional e preparação para o trabalho aos portadores de deficiência e necessidades especiais recebedores do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Pelo programa lançado na última sexta-feira, 3 de agosto, pelo Ministério do Desenvolvimento Social - via portaria da Ministra Tereza Campello, publicada no Diário Oficial da União - Brasília e os quase seis mil municípios brasileiros identificarão as pessoas com deficiência, que tenham entre 16 e 45 anos, e que sejam recebedoras do benefício.

O programa lançado - chamado BPC Trabalho - irá intermediar a oferta e a demanda de mão de obra para estas pessoas, considerando suas habilidades e interesses e incentivando-os a se inscreverem como autônomos, empreendedores e a se associarem a cooperativas, formas pelas quais terão acesso a microcrédito.

Programas de qualificação profissional do sistema S

O programa BPC Trabalho será desenvolvido em parceria do Ministério do Desenvolvimento Social, com os ministérios da Educação, Trabalho e Emprego, e com a Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da república. O programa integra o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, lançado em novembro do ano passado.

Os programas de qualificação serão oferecidos pela rede federal de educação profissional e em entidades nacionais de aprendizagem do sistema S, tais como o SENAI, SESI, SESC e SENAC. Os recursos do programa serão do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem).

Têm acesso ao BPC, para receber um salário mínimo (R$ 622), pessoas comprovadamente incapacitadas para o trabalho – mediante avaliação do serviço social e de perícia médica do INSS – cuja renda mensal familiar per capita seja inferior a 1/4 do salário mínimo - ao equivalente a R$ 155,00.

 

Fonte: CNM/CUT

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia