Notícias
 
Governo anuncia medidas que protegem indústria, mas deixam trabalhadores de fora
04/04/2012


No dia 3 de abril, a presidenta Dilma anunciou um conjunto de medidas para aquecer a economia brasileira e ajudar a indústria a enfrentar a crise econômica internacional, aumentando sua competitividade. Ao todo, entre desonerações das folhas de pagamento, renúncias fiscais, redução de juros na compra de caminhões e bens de capital, intervenção no câmbio etc, o pacote da nova edição do chamado “Plano Brasil Maior” soma R$ 60,4 bilhões.

Boa parte dos patrões que, no tempo dos governos neoliberais, pregavam a redução do poder do Estado na economia, agora vibram com esta ajuda governamental, embora alguns achem que as medidas ainda são "insuficientes", como é o caso do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Luiz Aubert, para quem as medidas não tocam nos dois maiores problemas: o câmbio e os juros.

Quem na verdade, mais uma vez, ficou de fora, foi a classe trabalhadora. O governo vem sendo criticado por diversos sindicatos de trabalhadores sob o argumento de que a medida vai prejudicar a Previdência Social por causa das isenções das contribuições previdenciárias, que tem esses encargos entre suas fontes de recursos, e por não ter exigido contrapartidas dos setores que vão ser beneficiados. Os dirigentes sindicais afirmaram que não são contra qualquer desoneração da folha, mas contra a forma pela qual ela vem sendo proposta pelo governo. Seria necessário discutir como a arrecadação da Previdência vai se manter e questionar se a desoneração vai gerar qualificação profissional e mais empregos, que tipo de empregos vai gerar, se o aumento do lucro das empresas será acompanhado pela participação dos trabalhadores nesse lucro. Outra crítica sindical diz respeito ao capital especulativo: o governo não adotou medidas duras contra as importações e não impôs nenhuma taxação principalmente para os bancos privados, que vão continuar livres para cobrar juros absurdos.

 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia