Notícias
 
Metalúrgicos de Porto Alegre apoiam aposentados aeroviários
Objetivo era pressionar o governo a cumprir sentença que restabeleceu pagamento integral de pensões e aposentadorias
08/08/2012


Os dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, representando a categoria na região, participaram do ato público promovido por aposentados do Aerus – fundo de previdência privada dos Aeroviários – na terça-feira, 7 de agosto, no saguão do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Cerca de 150 aposentados, pensionistas e familiares do Aerus participaram da mobilização que teve por objetivo pressionar o governo pelo cumprimento da sentença da 14ª Vara do Trabalho de Brasília, que determinou o reestabelecimento do pagamento integral das pensões e aposentadorias dos ex-funcionários da Varig e da Transbrasil. O protesto teve caráter nacional, pois outros atos públicos foram promovidos nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Curitiba.

“Sempre somos solidários nas lutas dos aposentados de todas as categorias. Não é possível que trabalhadores e trabalhadoras que doaram uma vida inteira de dedicação ao trabalho enfrentem dificuldades, ainda mais relacionadas à perda de direitos”, afirmou o diretor de Comunicação do sindicato, Marcelo Jurandir da Silva.
Entenda o caso
Desde 12 de abril de 2006, os aeroviários aposentados lutam em defesa de suas aposentadorias e pensões. Nesta data foi confirmada a liquidação dos planos pela Secretaria de Previdência Complementar, decisão que levou à gradativa redução dos benefícios dos aposentados. Em 13 de julho de 2012, saiu a sentença da 14ª Vara do Trabalho de Brasília, responsabilizando a União pela integralização das aposentadorias e pensões. O governo foi notificado pela Justiça de que o pagamento deveria ser imediato. Porém, isso não aconteceu. Ou seja, o governo não cumpriu a decisão judicial. Com isso, cerca de 8.500 aposentados e pensionistas e 8.500 funcionários demitidos da Varig estão ganhando apenas 8% do que seria o salário integral.

 

 

Fonte: Geraldo Muzykant, com informações da CUT-RS
 

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia