Notícias
 
Forjado na luta, nosso sindicato completa 81 anos de história!!!
        Fundado em 1931, o Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre completa 81 anos no dia 19 de março. Nessas mai
19/03/2012


      Nosso sindicato praticamente foi fundado no início da chamada “revolução industrial” do Brasil, quando ainda não existiam leis trabalhistas e as condições e jornadas de trabalho nas fábricas eram degradantes. A entidade encampou o trabalhismo, apoiou governos democráticos e populares, fez oposição a governos que sufocaram a democracia, as liberdades individuais e a ação dos movimentos sociais.
Acompanhou guerras, revoltas, golpes de Estado, renúncias e mortes de governantes. Enfrentou ditaduras, participou de eleições e campanhas históricas (a favor da legalidade, das Diretas Já, da abertura política, de uma nova constituinte, do impeachment de Collor e contra a carestia, o neoliberalismo, as privatizações e a retirada e flexibilização de direitos trabalhistas, por exemplo). Tudo isso em meio à muita luta por melhores salários, melhores condições de trabalho, dentro e fora das campanhas salariais, dentro e fora das fábricas.
      Embora octogenária, a entidade foi se renovando e se modernizando ao longo dos anos. Além de ampliar o patrimônio, principalmente a partir da criação das subsedes nas maiores cidades de sua base metalúrgica e da conquista de duas grandes opções de lazer (a colônia de férias, em Cidreira, e o sítio dos metalúrgicos, em Gravataí), a entidade fundou nos anos 60 a maior instituição de formação escolar e profissional vinculada a um sindicato gaúcho: a Escola Técnica Mesquita. apoiou a fundação e sustentação de muitas entidades sindicais, populares, estudantis e da economia solidária.
Enfim, em nome dos direitos da categoria metalúrgica, incluindo o de organização, e por uma sociedade mais justa e igualitária, nestes 81 anos, o Sindicato travou muitas e árduas batalhas, que resultaram na criação de uma das entidades sindicais mais solidárias e atuantes do país e que se tornou referência para toda a classe trabalhadora gaúcha e brasileira a partir de conquistas que melhoraram significativamente a vida dos trabalhadores e trabalhadoras metalúrgicas.
O nosso sindicato se orgulha de ter chegado à maturidade forte, independente, democrático e combativo, sem esquecer que toda a sua construção patrimonial e política só foi possível graças ao apoio e esforço de milhares de anônimos companheiros e companheiras que sempre acreditaram na entidade e suas sucessivas direções.
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia