Notícias
 
Ecoplan: Insatisfação quanto a salários, doenças e acidentes motiva sindicato a buscar negociação

Trabalhadores realizaram assembleia hoje pela manhã, onde foi aprovada a criação de Comitê Sindical na empresa

08/03/2012


A crescente insatisfação dos trabalhadores da Ecoplan quanto aos salários pagos pela empresa, os vários acidentes e doenças do trabalho observadas nos últimos meses, motivos de várias denúncias, motivaram o sindicato a iniciar um processo de mobilização visando a abrir um canal de negociação com a empresa. O objetivo é elevar o baixíssimo nível salarial da Ecoplan e melhorar as condições e o ritmo de trabalho para diminuir os casos de acidentes e doenças. 

 

Salários baixos e falta de uma política salarial

Os salários da Ecoplan são muito baixos, talvez um dos mais baixos de toda a base metalúrgica de Cachoeirinha. Embora o nosso sindicato conquiste todos os anos a reposição da inflação e aumentos reais nos acordos coletivos, os salários pagos pela Ecoplan sempre estão no limite da miserabilidade porque há muita rotatividade de pessoal e os trabalhadores contratados entram ganhando apenas o piso da categoria. 

Como a empresa não tem uma política salarial séria para valorizar seu quadro funcional, prevendo aumentos por mérito ou por promoção, por exemplo, o nível salarial dos companheiros sempre permanece baixo. É por essas e outras que cerca de 40% dos companheiros da fábrica ganham apenas o piso e tem profissionais especializados e com muitos anos de casa ganhando cerca de R$ 900,00 por mês.

A direção do sindicato quer discutir um aumento fora da campanha salarial e uma política salarial básica para melhorar no geral os salários dos funcionários da Ecoplan.

 

Saúde não é uma prioridade para a empresa

Na Ecoplan, vem acontecendo alguns acidentes e casos de doenças que têm ver com as condições de trabalho insalubres oferecidas pela empresa. Segundo denúncias, algumas ocorrências de doenças pulmonares numa mesma área de trabalho tem preocupado os demais trabalhadores. O sindicato pretende intensificar a fiscalização junto com os cipeiros.

Outro problema relacionado indiretamente com a saúde dos funcionários é o plano de saúde ineficiente disponibilizado aos trabalhadores. Quando, por exemplo, alguém precisa de uma consulta com médicos especialistas (cardiologistas, urologistas, dermatologistas, pneumologistas etc), a policlínica marca para três ou quatro meses depois, tempo que pode até agravar a doença do trabalhador. Nem o SUS está demorando tanto para atender seus pacientes! 

A saúde, a prevenção e o convênio médico são pontos que o sindicato pretende discutir com o patrão.

 

Comitê Sindical é alternativa para todos

Esse debate sobre os problemas salariais e de saúde enfrentados pelos trabalhadores na empresa reforçou a tese de que está mais do que na hora de os trabalhadores criarem um Comitê Sindical de Empresa (CSE) na Ecoplan, nos moldes defendidos pelo MPT - Ministério Público do Trabalho. 

Por meio da Conalis - Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical, o MPT lançou no ano passado o “Programa Nacional de Promoção da Representação dos Trabalhadores” pra fazer valer o Artigo 11 da Constituição Federal. Em outubro, durante a realização do XVI Congresso, os delegados metalúrgicos aprovaram a criação de CSEs e mudanças nos estatutos do sindicato, necessárias para implementar as CSEs nas fábricas de nossa categoria. 

 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia