Notícias
 
Usiminas: PLR e desrespeito às leis mobilizam trabalhadores

Os companheiros dos dois turnos aprovaram o Estado de Greve para forçar a empresa a buscar um processo de negociação com o sindicato

27/02/2012


A direção do sindicato realizou assembleias junto ao portão da Usiminas, em Porto Alegre, para decidir sobre a possibilidade de paralisação da empresa, caso algumas reivindicações dos trabalhadores não fossem atendidas e alguns problemas, resolvidos. Entre eles a PLR. A empresa adiantou R$ 1.300,00 e os trabalhadores ficaram na expectativa de receber outra parte no início deste ano, mas a direção da Usiminas não apresentou os resultados e anunciou um valor irrisório, apenas mais R$ 240,00.

Os companheiros dos dois turnos aprovaram por unanimidade o estado de greve, o que forçou a empresa a buscar um processo de negociação com o sindicato. Até o fechamento desta edição o impasse continuava e a possibilidade de greve aumentava.

MAIS DENÚNCIAS

A empresa não faz o encaminhamento ao seguro dos trabalhadores vítimas de acidentes e com sequelas. Além de não emitir a CAT, obriga tais trabalhadores a permanecer no trabalho, tudo para evitar a notificação do acidente, impedir que o acidentado obtenha estabilidade de um ano após o retorno e omitir os inúmeros fatores de risco ao INSS e outros órgãos de fiscalização. A empresa também demitiu trabalhadores doentes, com o aval de seu médico do Trabalho, sendo que o sindicato conseguiu a reintegração de um deles. A empresa mandou tirar os assentos próximos das máquinas e os operadores são obrigados a trabalhar permanentemente de pé, o que contraria a NR 17, do Ministério do Trabalho. Os trabalhadores dizem que, ao longo dos anos, a empresa aumentou a rotação das máquinas e passou a exigir mais produção, o que também elevou os acidentes. Na Galvanização o calor é desumano e na Solda a empresa usa formaldeído, um produto químico altamente cancerígeno. 


 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia