Notícias
 
Em Porto Alegre Fórum Social Temático debate crise do capitalismo

Marcha de abertura do fórum, em Porto Alegre: Milhares de pessoas de todo o mundo debatem em Porto Alegre um caminho diferente para o planeta neste momento de crise do capitalismo

27/01/2012


Milhares de pessoas de todo o mundo estão discutindo em Porto Alegre (RS) um caminho diferente para o planeta neste momento em que o capitalismo enfrenta uma grande crise e é urgente encontrar um modo de vida que respeite o ser humano e a natureza.

Com o tema “Crise capitalista, justiça social e ambiental”, o Fórum Social Temático terá mais de 900 atividades, entre palestras, oficinas, debates, seminários e apresentações artísticas.

O evento é realizado desde 2001 com o nome de Fórum Social Mundial e debate alternativas para um mundo mais igual, além de marcar posição como o encontro mais anti-neoliberal do planeta.

Suas atividades tiveram início na terça-feira, com a tradicional caminhada de milhares de pessoas pelas ruas de Porto Alegre, e terminam domingo, dia 29. São esperados mais de 50 mil participantes, entre eles a presidenta Dilma Rousseff e sete ministros de Estado.

Ela participará da mesa com os presidentes do Paraguai, Uruguai e Argentina e Brasil para tratar de políticas públicas de combate à pobreza.

Espaço de resistência ao neoliberalismo

“O Fórum Social Mundial foi organizado como reflexo das lutas de resistência ao neoliberalismo, que teve seu auge na década de 90”, lembrou o sociólogo Emir Sader. “Desde então constituiu-se no grande espaço que reunia a todos os que se opunham ao neoliberalismo”, completou.

A ideia era se contrapor ao Fórum Econômico Mundial de Davos, realizado também neste final de semana na Suíça com centenas de empresários e que, por ironia, também debate a crise do capitalismo.

"O Fórum Social Mundial nasceu em Porto Alegre para contestar a arrogância neoliberal do Fórum Econômico de Davos. Dissemos claramente que queríamos outro mundo. Agora, precisamos construir os caminhos, as alternativas", disse Candido Grzybowski, coordenador do encontro

Para saber mais sobre o Fórum Social Temático, acesse  http://www.fstematico2012.org.br/

 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia