Notícias
 
Centrais querem piso regional 18,7% maior
29/11/2011


Centrais reivindicam reajuste de 18,7% no piso regional

 

Na tarde desta segunda feira, 28, representantes das centrais sindicais se reuniram com o governador Tarso Genro para discutir a pauta de reivindicações do reajuste do piso salarial regional.

Os sindicalistas apresentaram ao governador, a reivindicação de um reajuste de 18,7%. O índice é o cálculo da média do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e RS de dois anos anteriores ao da data do reajuste, acrescido da inflação estimada em 6,65%, além de uma, das quatro parcelas de recuperação, referente as perdas em relação ao Salário Mínimo.

O presidente da CUT-RS, Celso Woyciechowski, considera um grande avanço a maneira como está sendo feito o debate sobre o piso. “Nunca foi realizada uma negociação como essa, com o governo dialogando com os trabalhadores”, disse. Para Woyciechowski, essas discussões vêm ao encontro da necessidade de valorização do piso regional.

Na pauta entregue ao governo, também consta a inserção de novas categorias, a criação de novas faixas salariais e o reenquadramento de faixas de algumas categorias.

Além disso, os dirigentes sindicais também ressaltaram a importância de se manter a data base em 1º de janeiro, conforme foi acordado no último ano. Caso contrário, em janeiro, o Rio Grande do Sul terá um piso regional abaixo do salário mínimo.

Após ouvir os representantes das centrais, Tarso Genro garantiu que irá discutir o assunto com o secretariado do governo e com as entidades patronais. “Em breve, voltaremos a nos reunir para darmos continuidade as negociações”, afirmou o governador.

 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia