Notícias
 
FTM-RS debate Dia Contra a Violência na Mulher
25/11/2011


 

O Coletivo de Mulheres da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Rio Grande do Sul (FTMRS) esteve reunido nesta quinta-feira, em Porto Alegre, para planejar ações direcionadas às mulheres, em especial as metalúrgicas, em razão do Dia Internacional Contra a Violência Contra a Mulher da América Latina, celebrado hoje.

A data foi declarada no primeiro encontro Feminista do continente, realizado em 1981, no qual mulheres se reuniram para falar da violência sofrida em todas as esferas da sociedade – abuso e assassinato dentro de casa, estupro, assédio sexual e violência contra as mulheres em geral, incluindo tortura e abusos sofridos pelos presos políticos. A escolha do dia 25 de novembro foi em razão do assassinato das irmãs Mirabal, três ativistas que morreram em 1960 nas mãos da polícia secreta na República Dominicana.

A violência de gênero, uma das principais causas de morte de mulheres em todo o mundo, não desaparecerá até que acabe com a discriminação que as mulheres sofrem na nossa sociedade. No Brasil, uma grande conquista foi a Lei Maria da Penha, que completa cinco anos em 2012. No entanto, a realidade ainda é muito perversa: são 42 mil assassinatos de mulheres em 10 anos e uma violência a cada 25 segundos.

As mulheres ainda não conseguiram implantar os mecanismos previstos na Lei Maria da Penha, que prevê políticas públicas protetivas e redes de atendimento integral. Persiste um alto índice de violência psicológica, seguido de violência física, econômica e sexual.

É necessário encorajar o debate social e profundo do questionamento de todas as estruturas que reproduzem e mantêm esse padrão de discriminação contra as mulheres.


As coordenadoras do Coletivo de Mulheres RS, Marisa Flores Rodrigues, do Sindicato de Canoas, e Olinda da Conceição Gonçalves da Silva, do Sindicato de Sapiranga; junto com as sindicalistas Priscila Batista Guimarães, Marcia Alves Soares e Angela Batistelo, do Sindicato de Canoas; Lenira Campos da Silva e Eliane da Silva, do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre; Arlete de Oliveira Fedde e Maura do Nascimento Goulart, da sub sede de Cachoeirinha; e Shirley Cruz, do Sindicato de São Leopoldo, querem trabalhar em busca da igualdade e da transformação social.

 

 

Hoje, dia 25 de novembro, as reivindicações das mulheres metalúrgicas e cutistas, em favor de toda a sociedade, são pontuais:
- Imediata instalação de Centros de Referência Municipal para Mulheres vítimas de Violência, de acordo com a Norma Técnica do Governo Federal;
- Rede de atendimento à Mulher em situação de violência nos Municípios;
- Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher, com bases democráticas, com estrutura e meios para atuar como órgão de controle social e deliberação quanto às políticas públicas à mulher;
- Definição de um orçamento Mulher para as políticas para as Mulheres, a partir de um Plano resultantes das Conferências Municipais, Estaduais e Nacional.
ias Municipais, Estaduais e Nacional.

 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia