Notícias
 
Audiência pública debate representação de trabalhadores em empresas com mais de 200 empregados

Ministério Público do Trabalho apresentou aos sindicatos metalúrgicos o programa Representação dos Trabalhadores nas Empresas com mais de 200 Empregados

21/05/2011


Em audiência pública realizada na manhã da sexta-feira, 20 de maio, o Ministério Público do Trabalho (MPT-RS), por meio da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis), apresentou aos sindicatos patronais e de trabalhadores metalúrgicos o programa Representação dos Trabalhadores nas Empresas com mais de 200 Empregados.

Cerca de 150 dirigentes sindicais metalúrgicos, entre os quais os presidentes de nosso sindicato, Lirio Segalla, da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos (FTM/CUT), Flávio de Souza, da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), Paulo Cayres, e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, ouviram os procuradores explicarem que este programa nacional - que terá lançamento oficial em junho, mas foi antecipado para os metalúrgicos por causa das campanhas salariais da categoria no Estado - visa garantir o efetivo cumprimento do artigo 11 da Constituição Federal, que garante a eleição de um representante dos trabalhadores que teria a atribuição de promover o entendimento direto deles com os empregadores. Tal representante seria uma espécie de "porta-voz" dos seus representados, teria poderes limitados para negociar e deflagrar mobilizações, não estaria necessariamente vinculado a sindicatos e gozaria de estabilidade para poder exercer sua atribuição com liberdade e segurança jurídica.

Segundo o procurador Rogério Fleischmann, o MPT busca a aproximação com o movimento sindical para construção de alternativas, tanto no que se refere à estrutura das entidades, quanto à melhoria das condições de trabalho e à pacificação dos conflitos coletivos. Na audiência pública, várias propostas surgiram, demonstrando que é viável a construção de soluções tendentes a aumentar a participação dos trabalhadores na vida sindical e na vida das empresas. Na avaliação do coordenador nacional da Conalis, procurador Ricardo Pereira, a audiência foi extremamente proveitosa, apesar de algumas divergências pontuais em relação ao programa, que ele chamou de "Projeto 200". Para ele, "no geral, houve coincidência no sentido de que a implementação da representação dos trabalhadores no local de trabalho é medida importante e o debate deve prosseguir para que ocorra da forma mais adequada possível".

"Foi muito bom os sindicatos patronais estarem presentes, pois os empresários desprezam qualquer iniciativa de organização dos trabalhadores nos locais de trabalho. Para nós, do movimento sindical, essa representação será muito importante, pois vai suprir a ausência de dirigentes sindicais de base em muitas empresas e reforçar o combate da classe trabalhadora contra os atos que atentam contra a dignidade dos trabalhadores e trabalhadoras", revela Marcelo Jurandir da Silva, secretário de Comunicação do Stimepa. O documento publicado pela Conalis reforça essa tese ao deixar claro que "o fato de os representantes dos trabalhadores possuírem proteção no emprego, os coloca numa posição que os permitem denunciar práticas de assédio moral e sexual, discriminação por motivos variados, além de qualquer outra ofensa aos direitos dos trabalhadores" (veja em http://portal.mpt.gov.br/wps/wcm/connect/8e6d540046794d92be1bff757a687f67/200.pdf?MOD=AJPERES&CACHEID=8e6d540046794d92be1bff757a687f67).
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia